Em negociação com o Vasco e com acerto encaminhado, Carlos de Peña entra na mira do Internacional
Com um recuo nas tratativas finais da negociação entre Vasco e Carlos de Peña, o Inter assumiu a frente das negociações após a saída iminente do atleta que atuava no Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Com o cenário catastrófico na Ucrânia, diversos jogadores e atletas estrangeiros que lá atuam, estão deixando o país buscando novos clubes e um recomeço no esporte.
Inicialmente o jogador irá chegar por empréstimo ao colorado, porém o mesmo já argumentou que não tem interesse em retornar ao solo Ucraniano para atuar como jogador de futebol. Em 2023 ele estará como agente livre no mercado mundial do esporte, ou seja, estará livre para assinar com qualquer clube.
Confira às falas do atleta sobre o regresso para a Ucrânia:
“Não volto nunca mais para a Ucrânia. Existe um contrato de trabalho, mas não volto mais. Deixei minhas coisas lá, mas não penso em ir buscar, também não quero e não preciso. O que ficou foram roupas e coisas materiais. Agora, preciso estar com minha família”, comentou quando retornou ao Uruguai, segundo o site da ESPN local.
Mas afinal, quem é Carlos de Peña? Ele elevaria o patamar do Vasco na atual situação? Confira alguns dados e números do atleta abaixo:
Carlos de Peña, meia uruguaio de 30 anos, atual pela faixa esquerda do campo e tem o pé esquerdo como preferido, mede 1 metro e 77 de altura e estreou no futebol local aos 21 anos de idade pelo Nacional do Uruguai clube o qual foi seu formador durante as categorias de base. Logo aos 23 foi vendido ao Middlesbrough da Inglaterra, por cerca de 2.4 milhões de euros, disputou 6 partidas e não participou de nenhum gol da equipe, deixando-a por empréstimo em 2017 rumo ao Real Oviedo, clube da segunda divisão espanhola à época. Participou de 7 jogos e marcou somente 1 gol, voltou ao Middlesbrough no mesmo ano e ficou como agente livre, sem clube. Em janeiro de 2018 retorna ao Nacional do Uruguai e disputou 15 partidas oficiais, marcando 1 gol e dando 1 assistência. Em janeiro 2019 novamente ficou sem clube e em abril de 2019 migrou ao solo ucraniano para jogar no Dínamo de Kiev.
Durante a primeira temporada, 18/19, em Kiev, Carlos disputou 8 partidas e participou de 3 gols, sendo 2 assistências e 1 gol. Já na segunda temporada, 19/20, em Kiev, Carlos disputou 28 jogos e marcou 9 gols no campeonato ucraniano, contribuiu também com 1 assistência. Já nas temporadas subsequentes de 20/21 e 21/22 o atleta disputou 35 partidas a nível nacional, marcou 5 gols e contribuiu com 8 assistências.
Em 12 jogos na Champions League, Carlos marcou apenas um gol, frente ao Ferencvárosi TC da Hungria. Já na Libertadores da América, 13 jogos com participação direta em 2 gols e 1 assistência. Na sul-americana foram apenas dois jogos, nenhuma participação direta em gols e uma eliminação para o tricolor das laranjeiras, o Fluminense.
Levando em consideração os dados acima, Carlos de Peña era o jogador que elevaria o nível do Vasco e ajudaria o clube a subir? Fica o questionamento que só o tempo nos ajudaria a responder.
Por Tales Martín