A chegada de Philippe Coutinho ao Vasco da Gama, que tem tudo para ter um grande retorno nos gramados, também está tendo fora deles. A popularidade do jogador de 32 anos está fazendo o Cruz-maltino ter um grande “boom”, tanto com torcedores vascaínos quanto com rivais.
No dia do anúncio, o cantor MC Darlan lançou uma música chamada “A barreira vai virar baile”, em que comemora a volta de Coutinho ao Vasco. A música fez um sucesso absoluto e até torcedores de outros times estão ouvindo no seu dia a dia.
Já no dia 11, durante a primeira entrevista coletiva de Coutinho como jogador do Vasco, os jornalistas receberam a Revista Coutinho, que continha detalhes sobre a carreira do craque. O sucesso da publicação foi tão grande que ela foi disponibilizada online e distribuída em São Januário na apresentação oficial do meia para a torcida.
“Antes de tudo, gostaria de destacar o trabalho coletivo. Foi o grande segredo do sucesso da campanha, em todas as esferas e camadas. Com a liderança do presidente Pedrinho e sua diretoria, os setores do clube trabalharam juntos e de maneira incansável para entregar algo à altura do Coutinho e do Vasco, respeitando sempre as tradições e a história mais bonita do futebol”, disse Carlos Gregório Jr, coordenador de comunicação do Vasco da Gama, em entrevista ao MKTEsportivo.
+ Vasco tem interesse em Mina? Confira
O evento de apresentação contou com diversas ativações, incluindo a entrega da camisa de número 11 para Coutinho por meio de um drone e o envio de mensagens de antigos colegas de equipe e craques do futebol mundial, como Luis Suarez, Busquets, Alexander Arnold, Thiago Alcântara, Douglas Luiz entre outros.
“Nossa campanha teve como mote a identificação do Coutinho com o clube e com uma geração de torcedores cruzmaltinos, que durante toda sua trajetória vibraram com suas conquistas como se fossem conquistas do Vasco. O mais legal é que sempre houve reciprocidade por parte dele. E quando tem paixão, conexão e um sonho para ser realizado, tudo fica mais fácil. O Coutinho, sua família e seu staff foram fundamentais também para que todas as ações pensadas saíssem do papel”, finalizou Carlos Gregório Jr.
Impacto no sócio-torcedor e na venda de camisas
Como era de se esperar, a volta de Coutinho também fez com que o número de sócios-torcedores do Vasco aumentasse. O clube fez uma série de promoções aos torcedores e vantagens, como a participação na coletiva de apresentação do atleta.
Desde o anúncio de Coutinho, o Vasco da Gama conquistou mais de 11 mil novos sócios, ultrapassando a marca de 46 mil no total. Esse é o maior aumento de associação em massa do Gigante da Colina desde o movimento de 2019, que colocou o Vasco no topo do ranking de número de sócios no Brasil.
Nas vendas de camisas, o número foi mais de 20 mil peças vendidas, com grande prioridade para o número 11. A expectativa é de que as vendas continuem a subir após a estreia do meia no Campeonato Brasileiro.
Reestreia no Vasco
Após a festa de chegada, a grande dúvida na cabeça do torcedor vascaíno é quando Coutinho irá reestrear pelo clube, que vive grande fase no Brasileirão, com quatro vitórias consecutivas.
Técnico interino, Rafael Paiva declarou que está tratando com cautela a estreia dos novos reforços do Cruz-maltino e avaliará a condição dos jogadores nos próximos treinos.
Próxima partida será no próximo domingo, diante do Atlético-MG, em Belo Horizonte. A expectativa é alta para que Coutinho seja relacionado e comece no banco de reservas.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News