Na última terça-feira (7), o volante se destacou com o primeiro gol no profissional e uma grande atuação contra o Náutico
João Gabriel Reis
Aos 18 anos, Andrey Santos vem se tornando um dos destaques do Vasco na temporada. Carregando um status de grande promessa desde a categoria de base, o jovem se firmou como titular na Série B e foi premiado com um belo gol diante do Náutico.
No dia seguinte após esse jogo, Andrey já mudou um pouco seu foco e se apresentou à Seleção Brasileira sub-20. Convocado pelo técnico Ramon Menezes, o volante participará do Torneio Internacional sub-20 que reúne Brasil, Paraguai, Uruguai e Equador. O primeiro jogo não teve a presença de Andrey, nessa quarta-feira a seleção venceu o Paraguai por 5×2, pela primeira rodada da competição.
Com inúmeras convocações para as seleções de base, o volante deve ganhar oportunidades mais uma vez com Ramon Menezes, nos jogos contra Equador e Uruguai, sexta e domingo, respectivamente. Na última convocação, Andrey foi titular e capitão da equipe, ganhando cada vez mais visibilidade.
Essa visibilidade preocupa de certa forma a diretoria vascaína. A joia constantemente é sondada por clubes europeus, tem contrato com o Vasco até agosto de 2023 e ainda não chegou a um acerto para a renovação do vínculo. A negociação já dura meses, e as partes estavam se entendendo e alinhando as expectativas.
Desde que virou titular no Vasco, Andrey apresentou uma regularidade e não saiu mais. O momento do jovem é de alta pela atuação na última partida contra o Náutico. Fez um gol construindo a jogada desde a sua própria área, criou o lance do terceiro gol, marcado por Nenê, e ainda distribuiu canetas.
Por conta da convocação, Andrey não participará da próxima rodada contra o Cruzeiro no domingo, às 16h, no Maracanã. Além disso, ele também tomou o terceiro cartão amarelo e cumpriria suspensão de qualquer jeito. A tendência é que o técnico interino Emílio Faro escale o volante Matheus Barbosa para a posição.