O Vasco da Gama já se reapresentou ao CT Moacyr Barbosa após a vitória deste final de semana contra o Fluminense e volta aos treinamentos mirando a sequência no Campeonato Brasileiro. Depois de uma grande maratona de jogos nas últimas semanas, o elenco vascaíno terá uma semana inteira de treinamentos e descanso, voltando a jogar apenas no próximo final de semana.
Com isso, a grande missão do Vasco é recuperar seus jogadores fisicamente, segundo o ge. Essa semana será focada, sobretudo, em dar condicionamento físico aos atletas, que vinham extremamente sobrecarregados nas últimas semanas pela alta carga de jogo. Vegetti é um dos que mais precisam de descanso, tendo inclusive saído machucado na última partida e precisando usar bolsa de gelo na coxa. Seu problema, entretanto, não é nada grave.
+ Praxedes é o novo jogador do Athletico-PR
Vale lembrar, a questão física de Vegetti já havia sido notada por Rafael Paiva dias antes, tanto que o jogador foi poupado na partida contra o Red Bull Bragantino e iniciou o jogo no banco de reservas. Entretanto, com a partida se encaminhando para uma derrota no intervalo, Vegetti precisou entrar no segundo tempo e acabou sendo crucial para o empate, mas atrapalhando seu descanso.
Outros atletas como Piton, poupado no clássico, Hugo Moura e Adson também vêm de uma sequência intensa de jogos como titulares e apresentaram cansaço nos últimos jogos. Hugo Moura e Piton foram substituídos nos dois últimos jogos por questões físicas, dando lugar para outros jogadores mais descansados como Victor Luís, Juan Sforza e Souza, que vem buscando ritmo ao longo das partidas. Hugo Moura, aliás, já havia falado sobre a questão do desgaste após a partida contra o Bragantino, justificando a queda física dos atletas:
– Desde o jogo contra o Grêmio, naquele campo horrível, com muita chuva e muito pesado, dificultou muito nossa sequência de trabalho, de treinos. Creio que não foi nada de parte técnica (os quatro jogos sem vencer), mas pelo cansaço que o grupo está, o que deixa a gente mole. Não podemos entrar mole, agora é tentar descansar.
Esvaziamento do departamento médico do Vasco
A intenção do Vasco é também não só recuperar jogadores fisicamente para todos performarem 100% dentro dos gramados, mas também evitar que novas lesões sobrecarreguem o departamento médico do clube. Nesse momento, além de Paulinho e Jair, que estão desde o início da temporada, Philippe Coutinho e Alex Teixeira também vem se recuperando de lesões dentro do clube.
A última vez que o Vasco da Gama teve uma semana inteira de treinamentos foi na semana entre o dia 21 e 28, que marcou os jogos contra Atlético Mineiro e Grêmio. E mesmo assim, o Gigante da Colina teria compromissos no meio de semana, a última rodada do primeiro turno, contra o Cuiabá, que acabou sendo adiada devido ao jogo da equipe mato-grossense pela Copa Sul-Americana. A partida será reagendada.
Para o jogo contra o Criciúma, a tendência é que Lucas Piton volte ao time titular do Vasco, depois do lateral ter sido poupado na partida contra o Fluminense. Victor Luís, substituto de Piton, marcou o segundo gol do clássico, mas recebeu o terceiro amarelo e está suspenso para a próxima rodada. A expectativa é que Rafael Paiva use a força máxima que tem à disposição para conseguir um resultado positivo fora de casa.
A equipe viaja na tarde de sábado para Santa Catarina. O Vasco enfrenta o Criciúma no Heriberto Hulse, às 16h, no próximo domingo. A partida é válida pela 23ª rodada do Brasileirão.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News