Jogadores que serão apresentados agora colecionam passagens pelas seleções brasileiras de base
Por Luiz Nascimento
A temporada 2021 terminou do pior jeito que o torcedor do Vasco pôde imaginar: um vergonhoso 10º lugar na Série B e uma derrota de 3×0 para o Londrina. A reformulação do futebol já começou e caminha a passos meio rápidos, meio de tartaruga. Porém, uma solução para vários problemas táticos do time vascaíno pode ser as categorias de base. Apesar do sub-20 não repetir o mesmo brilho da temporada 2020 (quando foi campeão brasileiro e da Supercopa do Brasil), as outras categorias fizeram bonito: o sub-14 foi campeão brasileiro e os times sub-15 e sub-17 estão nas finais da Taça Rio de suas respectivas categorias.
Os jornalistas Juliana Sá e Luiz Gontijo do ge, mostram aqui cinco jogadores que vem se destacando na base e que podem pintar nos profissionais na próxima temporada. No entanto, alguns destes nomes apresentados podem demorar um pouco a surgir no time profissional, uma vez que falta menos de um mês para o início da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e o Vasco ainda não divulgou a lista de inscritos, uma vez que aguarda todas as reformulações do departamento de futebol para definir quem vai representar o Gigante na competição.
Andrey Santos
Volante, 17 anos; com contrato até agosto de 2023
Andrey Santos é a maior promessa da #BaseForte. O volante foi vice-campeão da Revelations Cup com a Seleção Brasileira sub-18, inclusive marcou dois gols na vitória por 3 a 2 sobre a Colômbia. Sua estreia nos profissionais foi justamente na derrota para o Londrina, na última rodada da Série B, entrando no segundo tempo. Pela base vascaína, foram 28 jogos e seis gols. Apesar de atuar majoritariamente no sub-20, Andrey também jogou pelo sub-17 para reforçar o time na fase final do Campeonato Brasileiro. Foi o caso da final contra o Flamengo, quando o volante chegou a marcar um gol no primeiro jogo da final.
Marlon Gomes
Meia, 17 anos; com contrato até fevereiro de 2023
O meia Marlon Gomes é o mais velho da lista. Completa 18 anos em dezembro. No sub-20 do Vasco, tem 38 jogos, dois gols e seis assistências. A característica de “garçom” chamou a atenção do técnico Dudu Patetuci, que o chamou para a Seleção Brasileira sub-18 que jogou a Revelations Cup, no México. Marlon assinou o seu primeiro contrato profissional em 2020, válido até fevereiro de 2023.
+ Coluna: O que esperar de Zé Ricardo?
+ Seja um sócio do Papo na Colina a partir de R$ 6,00 e ajude na cobertura sobre o Vasco
Victor Araújo
Zagueiro, 17 anos; com contrato até dezembro de 2023
Victão, como é mais conhecido, é o capitão do time sub-17. O zagueiro jogou 19 vezes nesta temporada. Victor, que tem contrato até dezembro de 2023, coleciona passagens pela Seleção Brasileira de base. O atleta ainda pode ganhar um título nesta temporada: isso porque o Vasco está disputando a final do Carioca sub-17 contra o Fluminense. Neste sábado, o primeiro jogo terminou empatado em 0 a 0. No Carioca, o Vasco teve a terceira melhor campanha, com oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Com um aproveitamento superior a 78%, o ataque vascaíno foi o mais produtivo da primeira fase de classificação, com 27 gols, em 11 jogos. Se o ataque foi bem eficiente, a defesa trouxe muita segurança, sendo a menos vazada da primeira fase, com apenas 7 gols sofridos. E muito desta segurança vem do capitão Victão.
Lucas Eduardo
Volante, 17 anos; com contrato até dezembro de 2024
Lucas Eduardo é mais um menino do sub-17 para o torcedor ficar de olho. O volante tem 26 jogos, duas assistências e um gol. Essas boas atuações chamaram a atenção da Seleção Brasileira, que o convocou para vestir a “amarelinha”. Apesar da idade, Lucas já integra o elenco do sub-20, onde jogou oito partidas, e pode aparecer no elenco da Copa São Paulo, que começa em janeiro.
Erick Marcus
Atacante, 17 anos; com contrato até setembro de 2023
O atacante Erick Marcus é mais um que está disputando a final do Carioca sub-17. Nesta categoria, ele já tem nove gols (sendo oito deles no Brasilerão) e oito assistências. Com os bons números, Tigrão (como é apelidado pelos mais próximos) é mais um atleta que foi integrado ao sub-20, onde tem 11 partidas e um gol. E o excelente desempenho em campo lhe rendeu convocações para a Seleção Brasileira sub-17. Além disso, ele foi um dos destaques da campanha que deu o vice-campeonato brasileiro da categoria. Desde os 12 anos no Gigante, Erick assinou seu primeiro contrato profissional em 2020, válido até setembro de 2023.