Votação foi praticamente unânime; dinheiro entrará na conta do Vasco em breve
Em votação realizada online nesta quinta-feira (24), o Conselho Deliberativo do Vasco aprovou, por unanimidade, o empréstimo-ponte do grupo americano 777 Global Partners de R$ 70 milhões, que anunciou um acordo para a compra da SAF vascaína. O dinheiro, no entanto, só deve entrar nos cofres vascaínos na semana que vem, em razão do feriado de Carnaval no estado do Rio de Janeiro.
Ao todo, 197 dos 300 conselheiros estiveram presentes na reunião. Logo no começo, o ex-presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, que é contrário à SAF e que antes do encontro disse que iria à justiça, tentou impugnar a reunião, alegando que, palavras dele, o modelo de reunião online trazia insegurança. Entretanto, foi rechaçado pelo atual presidente do CD, Carlos Fonseca, e o presidente Jorge Salgado ainda rebateu o ex-vereador em ofício enviado à secretaria, alegando que o assunto está judicializado demais. Em seguida, Fonseca anunciou que a votação seria nominal. Por outro lado, o conselheiro Nelson Medrado fez uma indireta a Monteiro, alegando que o advogado pensa em si próprio. Cabe ressaltar que Roberto Monteiro está amparado por uma liminar.
Salgado ainda chegou a dizer logo em seguida, que o valor do empréstimo seria de R$ 73 milhões, porém, corrigiu o valor. Um outro questionamento foi em relação às garantias. Foi acordado que os investidores teriam opção de compra de quatro jogadores do plantel vascaíno como garantia do empréstimo, o que possivelmente infringiria regras da FIFA. De acordo com o vice-presidente jurídico do clube, José Candido Bulhões, a opção de compra de atletas como garantia do empréstimo não infringe nenhuma regra na entidade máxima do futebol. Apesar dos pedidos de alguns conselheiros em revelar os nomes dos quatro jogadores, Zeca não revelou, alegando uma cláusula de sigilo no contrato.
O presidente em exercício e ex-secretário estadual de transportes Carlos Roberto Osório leu o memorando de entendimento do Vasco da Gama com a 777 Partners. No documento, foi revelado que o empréstimo vence em 16 de setembro, terá 15% de juros ao ano, além da opção de compra de 4 jogadores como garantia.
Antes do começo da votação, alguns conselheiros foram convocados para explicar o seu voto. Roberto Monteiro foi o único que declarou publicamente ser contrário ao empréstimo, questionando a urgência deste empréstimo. Porém, os outros conselheiros se declararam favoráveis, enquanto os vices-presidentes geral (Osório), jurídico (Zeca Bulhões), de finanças (Adriano Mendes), e o presidente do conselho fiscal, João Marcos Amorim, destacaram a importância deste crédito dos americanos para a estabilidade financeira do clube.
Por: Luiz Nascimento e Daniel Morais