O diretor-executivo do Vasco da Gama, Paulo Bracks, lidera a busca por contratações, mas é fortemente apoiado por uma equipe de analistas do clube, além de receber as opiniões de Abel Braga e Maurício Barbieri sobre os nomes analisados. Dessa forma de analisar o mercado, a SAF já contratou 16 nomes na temporada e gastou mais de 100 milhões de reais em reforços na primeira janela de transferências do ano.
Até a contratação ser concretizada, ocorrem uma série de análises e processos dentro do clube que avaliam se o nome é considerado ideal ou não. Paulo Bracks explicou na coletiva realizada na última terça-feira (30):
- 1) Identificar as carências: Treinador e diretor do futebol, principalmente, enxergam quais as principais necessidades do elenco para irem em busca de reforços. Atualmente, as posições de primeiro volante e meia armador são consideradas prioridade no clube.
- 2) Características do jogador: Após as carências do elenco serem analisadas, o treinador explica para a diretoria as características que gostaria para o jogador da posição. Nisso, é levado em consideração a maneira que o técnico enxerga futebol e se buscam nomes que se encaixem melhor em seu sistema de jogo.
- 3) Características da 777: O Vasco avalia se o jogador tem o perfil traçado pela SAF como ideal para contratações. A empresa americana definiu como jogador ideal aquele que vira um ativo importante do clube do lado financeiro, geralmente novos e valorizados, apesar de haver exceções, como o meio campista Jair, por exemplo.
- 4) Análise de scout: O Vasco possui uma equipe de quatro analistas de mercado, que são responsáveis por buscar os atletas com perfil técnico e tático traçado pela comissão técnica.
- 5) Aprovação interna: O nome vai até Abel Braga e Maurício Barbieri, que precisam concordar com a investida no atleta para a negociação ir para frente,
- 6) Aprovação externa (777): O nome do jogador vai até os scouts da 777 Partners, que precisam aprovar não apenas pensando no lado financeiro, mas também no retorno técnico.
- 7) Negociação: Com a aprovação em todos os setores de análise, Paulo Bracks ganha autorização para começar as tratativas pelo jogador.
Apesar de muitos processos para a aprovação de uma contratação, Paulo Bracks garante que tem carta branca para levar à frente negociações de menor investimentos financeiro, como é o caso de empréstimos a baixo custo ou jogadores que cheguem de graça ao clube. Bracks disse:
– Eu não vou fazer um investimento que vai onerar. Não darei passo maior que a perna. Isso já foi feito no Vasco durante anos, aqui não vai ser feito.
Muito se fala sobre a análise de contratações do Vasco, mas pouco se sabe quem são os analistas que estão por trás de toda esse processo. Confira abaixo os responsáveis por essa função:
- Wilton Bastos: coordenador de análise e mercado da SAF, tem vasta experiência na área administrativa e comercial. Trabalhou no Vasco de 2015 a 2021, teve uma pequena experiência no Corinthians e voltou ao clube em janeiro do ano passado. É graduado em marketing, pós-graduado em gestão esportiva e concluiu o curso de executivo de futebol da CBF Academy.
- Ricardo Leite: bacharel em educação física, com longa experiência no mundo do futebol. Já foi treinador, analista de desempenho e observador técnico, e desde janeiro de 2020 trabalha no mapeamento, observação e análise do mercado para o Vasco.
- Saulo Matos: Formado em ciência de dados, está no futebol há mais de 10 anos e atuou como auxiliar técnico antes de chegar ao Vasco em 2015, onde trabalhou como analista de desempenho das categorias de base. Passou por alguns clubes de menor expressão mas voltou ao Cruzmaltino em 2021, onde assumiu o papel de scout do time profissional.
- Rafael Barros: Bacharel em direito e pós-graduado em direto esportivo, Rafael possui vários cursos de análise de desempenho, além de ter participado do programa de formação de executivos de futebol da CBF. No Vasco desde setembro de 2022, na posição de scout, Rafael tem passagens por Coritiba, Federação Mineira de Futebol, além de ter atuado como analista na Copa América de 2019, no Brasil.
+ Empresário confirma sondagem do Vasco por meia algoz de Cristiano Ronaldo
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News