O Vasco chega embalado a temporada após um grande momento vivido nas últimas semanas. Sob o comando de Ramón Diaz e com o brilho de seus principais jogadores, o clube chega em um decisivo momento da temporada, com confrontos importantes no Carioca e na Copa do Brasil.
Para isso, conta com o brilho de Dimitri Payet. O craque do Vasco da Gama vem gastando a bola nesse início de temporada e mostrando o motivo de ser considerado um dos melhores meio-campistas do futebol mundial na última década. Nessa quinta-feira, jogará sua primeira partida de mata-mata.
O ge levantou o desempenho do meia francês: ao todo, foram 12 gols e 12 assistências em partidas mata-mata, levando em conta apenas competições oficiais (Liga Europa, Liga Conferência, Liga Europa, Copa da Inglaterra…) disputadas por Payet nas passagens por Nantes, Saint-Étienne, Lille, Olympique de Marselha e West Ham, além da Eurocopa de 2016, da qual foi vice-campeão com a seleção francesa.
Contra a Islândia, nas quartas de final da Eurocopa, O meia fez o terceiro gol dos Bleus, finalizando cruzado de canhota de fora da área; e cobrou a falta na cabeça de Giroud no lance que fechou a vitória por 5 a 2. Mas a sequência de gols importantes não para por aí.
Todos já sabem que a cobrança de falta é especialidade de Payet, visto o golaço marcado contra o América Mineiro no Campeonato Brasileiro do ano passado. O francês tem vários gols de falta marcados durante a carreira, alguns dos quais em confrontos de mata-mata. Talvez o mais lembrado deles seja o que ele anotou contra o Manchester United, no jogo de ida das quartas de final da Copa da Inglaterra 15/16. Na volta, o West Ham de Payet foi derrotado por 2 a 1 e acabou eliminado.
Na fase anterior da mesma competição, Payet já havia feito chover na goleada do West Ham por 5 a 1 sobre o Blackburn Rovers, com direito a dois gols e uma assistência do meia francês. Um dos gols foi nessa cobrança de falta:
Foi também no mata-mata que Payet marcou dois de seus gols mais bonitos na carreira. Na temporada 17/18, o Marseille chegou na final da Europa League, mas perdeu pro Atletico de Madrid, no que se tornaria uma das maiores frustrações da carreira do francês.
O meia deu uma assistência no confronto contra o Braga, pela segunda fase; fez dois gols e deu uma assistência nas vitórias sobre o Athletic Bilbao, nas oitavas; mais um gol e uma assistência nas quartas, contra o RB Leipzig; e três assistências nos duelos contra o RB Salzburg, na semifinal. No segundo jogo contra o Leipzig, em vitória por 5 a 2, Payet marcou um dos gols mais bonitos de sua carreira.
O outro gol de placa foi mais recente, na Liga Conferência 2021/22, contra o PAOK, nas quartas de final. Aos 45 minutos do primeiro tempo, o turco Under cobrou escanteio pela direita para a entrada da área, a bola quicou uma vez antes de Payet acertar um chutaço de primeira. O gol concorreu ao prêmio Púskas.
+ No Campeonato Brasileiro, árbitros irão explicar decisões do VAR ao público
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News