A Crônica da Colina, assinada por Gabriel Frigini, é a mais nova coluna do Papo na Colina. Todas as sextas, o autor irá falar sobre os assuntos mais importantes e pertinentes ao Vasco.
No papel, o Vasco é o melhor time da Série B?
Por Gabriel Frigini
Infelizmente não teve jeito, o Club de Regatas Vasco da Gama disputará pela quarta vez, em sua história, a Série B do Campeonato Brasileiro. O ano de 2020 foi, talvez, um dos piores da história do Gigante da Colina.
É verdade que o brasileirão acabou já nos primeiros meses de 2021, no entanto grande parte do que rebaixou o Vasco para a segunda divisão se passou em 2020.
O Carioca 2021 serviu claramente para montar e preparar um time para aquele que é, certamente, o maior objetivo da temporada: retornar para a elite do futebol brasileiro.
Diante de uma nova diretoria, das contratações e de uma comissão técnica renovada, o cruzmaltino mira a estreia na Série B nos últimos dias do mês de maio.
O Vasco é o favorito para subir?
Mas é nesse momento em que surge o ponto principal dessa crônica: no papel, o time do Vasco é o melhor da Série B do Campeonato Brasileiro?
Esqueça o que cada um dos participantes da competição tem jogado em campo e olhe apenas para os elencos e escalações.
Olhando friamente para um punhado de folhas com todos os elencos da segunda divisão do Brasileirão, o Vasco, é sim, no papel, o melhor time do campeonato.
Do que esse elenco é capaz?
Esboçando o provável time titular do Vasco, teríamos algo próximo de: Vanderlei, Léo Mattos, Leandro Castan, Ernando, Zeca, Galarza, Romulo (Andrey), Marquinhos Gabriel, Morato, Gabriel Pec e Cano.
Com essa escalação, o Vasco faria um campeonato competitivo na Série A. É claro que, se a maioria dos jogadores atuassem próximo ou no nível que já apresentaram em outrora.
Mas é aí que mora o perigo, o Gigante da Colina tem um elenco de Série A, mas que precisa, obrigatoriamente, ter mentalidade de Série B. Isso não significa que o clube pensa pequeno, mas sim que tem consciência do campeonato que está disputando.
O time de 2009 era uma mescla de jogadores experientes e promessas. Com muito foco e consciente do dever que tinha, aquele elenco subiu com facilidade para a primeira divisão.
Algo que não aconteceu com os times de 2013 e 2016, que no papel eram superiores, mas que não tinha a tal mentalidade de Série B. Resultado disso? Acessos complicados e que quase não vieram.
Se esse time de 2021, que é, na opinião de quem vos escreve, o melhor que o Vasco já montou para disputar a segunda divisão, tiver a mentalidade de série B, o acesso vem tranquilo e permitirá ao clube planejar com antecedência, o próximo ano na elite nacional.
Mas sabemos que futebol não é uma ciência exata, sendo assim o Vasco precisa entrar forte na competição, 100% focado, a fim de facilitar o seu retorno à primeira divisão.
Se isso vai acontecer? só o tempo dirá.
Saudações Vascaínas!