Time titular OK! Mas e os reservas? Resolvem?
Por Gabriel Grigini
A estreia na Série B está cada vez mais próxima e o Vasco já possui um time titular definido. A torcida já gravou grande parte dos nomes que formam o 11 inicial do cruzmaltino.
Há quanto tempo o Vasco não tinha um time titular que trouxesse esperança ao torcedor? Você lembra da última vez, que sabia, de cor, a escalação do time que entraria em campo? Pois bem amigos e amigas, parece que os ventos mudaram e os tempos tendem a ser outros.
É inegável que o clube contratou bem, Alexandre Pássaro faz excelente trabalho como Diretor de Futebol. Trouxe bons jogadores, que precisam demonstrar serviço e com contratos e salários dentro da realidade vascaína.
Você pega a escalação do Gigante da Colina contra o Madureira, por exemplo, e se anima, visto que além das boas peças, o time evolui jogo a jogo e tem sido interessante de assistir. É claro, sem esquecer daquele problema lá zaga que até agora não foi resolvido.
Mas se com o time titular, as coisas vão bem, já não podemos dizer o mesmo das peças de reposição. O Vasco sofre muito quando precisa substituir, e como já falei em uma das lives do Papo na Colina, o 11 inicial é bom, mas o elenco possui deficiências, ou seja, o “cobertor está curto”.
Partindo desse ponto, a minha pergunta para vocês é a seguinte: se você fosse Alexandre Pássaro, quais seriam os setores que você reforçaria? Faço abaixo uma análise, comparando o time titular e suas opções para a reserva. Em cima disso, definirei algumas posições, que na minha opinião, precisam de ajustes.
Vanderlei, Léo Mattos, Castan, Ernando, Zeca, Andrey, Galarza, Marquinhos Gabriel, Morato, Gabriel Pec e German Cano. Esse é o time, que atualmente, Marcelo Cabo considera o ideal. Agora vamos ver o que temos como peças de reposição:
Analisando de forma geral, German Cano, Léo Mattos, Marquinhos Gabriel, Zeca e a zaga não possuem reservas confiáveis. Dessa forma, se eu fosse Alexandre Pássaro, contrataria um centroavante, um lateral-direito, um meia armador, um lateral-esquerdo e um zagueiro.
Tiago Reis não é um reserva com condições de suprir a falta de Cano;
Zeca possui como reservas dois garotos, que oscilarão bastante;
Cayo Tenório alterna boas e más partidas, sem falar que Léo Mattos vive seu melhor momento com a camisa do Vasco;
Marquinhos Gabriel nem é um 10 propriamente dito, mas no elenco, não há outro jogador com essa característica. Seu reserva costuma ser Carlinhos, que não possui a mínima condição de jogar pelo Vasco.
Na zaga, Castan não vive mais os tempos de outrora, Ernando convive com problemas físicos, Graça está mal e Werley e Ulisses não resolverão o problema.
Com esses ajustes, o elenco do Vasco ficará ainda mais equilibrado, dando assim uma “garantia maior” de que o acesso para a Série B acontecerá de maneira natural.
E aí? Agora é com você! Quem você contrataria? Quais são as posições carentes do Vasco?
Saudações Vascaínas!