Vanderlei Luxemburgo está de volta ao comando do Vasco e tem a missão de salvar o time do rebaixamento nesta temporada. O treinador, que trabalhou no Gigante da Colina em 2019, busca, contra o Atlético-GO, nesta quinta-feira (7), uma estreia mais tranquila do que a do ano retrasado, quando empatou por 1 a 1 com o Avaí e amargou a lanterna do Brasileirão.
Por Micael Abbud
Em 2019, Luxemburgo teve um início de trabalho conturbado. Nos três primeiros jogos, o Vasco não conseguiu vencer nenhuma partida e perdeu o clássico contra o Botafogo. A reviravolta veio a partir do quarto jogo. Desde então, o Cruzmaltino conseguiu quatro vitórias seguidas e recuperou a confiança. Vanderlei Luxemburgo conseguiu evitar o rebaixamento do Gigante da Colina e ainda classificou o time para a Copa Sul-Americana. Mas não continuou no clube na temporada seguinte em razão dos salários atrasados.
Já em 2021 a situação é diferente. Nesta passagem pelo Vasco, o “pofexô” assume a equipe na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, diferentemente de dois anos atrás, quando comandou o time a partir da 5ª rodada. Por outro lado, o Cruzmaltino hoje depende somente de si para sair da zona de rebaixamento, quando em 2019, amargava a última colocação da competição. A falta de tempo para Luxa trabalhar pode ser o maior problema para o treinador na temporada.
A estreia de Luxa em 2019 e a reestreia neste ano têm pontos distintos, mas as duas situações têm uma semelhança, a chegada de Vanderlei Luxemburgo para evitar o rebaixamento e salvar a temporada do Vasco. O treinador declarou que a partir de agora o Cruzmaltino disputa um campeonato à parte, e que deve ser campeão das próximas rodadas. A primeira final da equipe será nesta quinta-feira (7), contra o Atlético-GO, no estádio Antônio Accioly, às 21h.