Três dias após a “Batalha da Ilha do Retiro”, as repercussões sobre os atos lamentáveis ocorridos no estádio do Sport seguem a pleno vapor. Em entrevista ao programa Momento Esportivo, da Rádio Clube, o presidente do Conselho Deliberativo do clube pernambucano, Pedro Lacerda, colocou mais lenha na fogueira ao interpretar de maneira bem particular os incidentes do último domingo. Segundo o dirigente, o Vasco é quem deve ser punido pelo trágico desfecho do confronto.
A torcida não pode ser culpada por uma agressão partida por um conjunto de jogadores irresponsáveis. O técnico e a diretoria do Vasco colaboraram para um episódio lamentável, provocado por eles. A torcida do Sport é ordeira e respeita a lei. O regulamento da competição é muito claro. Quem dá causa é punido. Quem tem que ser punido é o Vasco da Gama”, disse Lacerda, que detonou o árbitro da partida, Raphael Claus.
”A arbitragem foi lamentável, agiu de uma forma injustificada. A falta de coragem do juiz em dizer a verdade. A PM garantiu o jogo. O clube teve o estádio pacificado. E o juiz, que de forma surpreendente vai representar o Brasil numa Copa do Mundo, se esconde feito um rato dentro do vestiário para terminar o jogo dessa maneira covarde”, disse o dirigente, que prosseguiu.
”A súmula é uma vergonha e não narra o que aconteceu no jogo. Me parece uma peça montada de um enredo para prejudicar o Sport. Isso não vai acontecer. O que estão querendo é garfar o Sport e prejudicar o Nordeste. Ontem vivemos um capítulo triste da história do futebol. Não foi o ato da invasão da torcida. Mas a condução do árbitro e sua covardia,” finalizou.
As declarações foram dadas antes das punições impostas pelo STJD ao clube pernambucano. Além da interdição imediata da Ilha do Retiro, o Tribunal determinou que os próximos jogos da equipe como mandante sejam disputados com portões fechados. Nas partidas em que for visitante, o clube não terá direito a ingressos para seus torcedores. O Sport ainda será julgado na próxima semana e pode até ser declarado perdedor do confronto, o que renderia mais dois pontos ao Vasco, tornando o acesso à Série A ainda mais próximo.
Por Luiz Thiago