Considerando as quatro primeiras divisões, o Figueirense, que subiu da Série C pra Série B, é o único invicto em casa no Brasileirão
A heroica vitória do Sampaio Corrêa ontem por 3×2, acabou colocando ponto final a uma marca que era impressionante por parte do Vasco: o Cruzmaltino não perdia em São Januário em 2022 e tinha a maior invencibilidade como mandante entre as Séries A e B do Brasileiro. Ao todo, eram 19 jogos invicto em seu estádio, contando o empate contra o Remo na Série B do ano passado. Curiosamente, a última derrota em S. Januário havia sido um 3×0 contra o Vitória, na rodada anterior.
O Vasco se juntou a Internacional, Cruzeiro, Sport, Tombense e à própria Bolívia (o primeiro na Série A e os demais na Série B). Todos eles têm uma derrota como mandante. Se for ampliar um pouco mais e abranger as quatro divisões do Brasileirão, apenas dois times terminaram invictos como mandante: o Figueirense, na Série C, e o Pouso Alegre, na Série D.
A pressão aqui é sempre grande. São Januário, como eu falei, a torcida está muito machucada com tudo que aconteceu. Eu que vivi lá 2015 para 2016, a gente conquistou o acesso no último jogo. É difícil para o torcedor, ele não quer viver mais isso, pela grandeza do Vasco da Gama e da torcida. A gente entende esse momento difícil – disse o técnico Jorginho na coletiva pós-jogo.
O jogo de ontem também foi a primeira derrota do Vasco como mandante em São Januário neste ano de 2022. Na verdade, o Cruzmaltino tem três derrotas como mandante, ambas pelo Campeonato Carioca em campo neutro: 1×0 para o Flamengo, no Maracanã e 2×0 para o Botafogo em São Luís.
Porém, a vitória do Sampaio não é o fim do mundo pro Vasco (como boa parte da imprensa quer pintar). O Cruzmaltino pode subir matematicamente hoje, conforme já dito pela publisher de nosso site Iandra Rocha: basta que Londrina x Ituano e Sport x Operário terminem empatados.
Por: Luiz Nascimento