Lateral-direito deu duas assistências na partida de ida, contra o Fluminense, pelas quartas de final, e é um dos destaques do time de São Januário
Luiz Nascimento
Campeão carioca sub-17, vice- campeão brasileiro e com passagens por seleções de base, Paulinho faz parte de uma geração muito promissora da base do Vasco. No clube desde 2014, quando tinha apenas oito anos, o lateral-direito é um dos principais jogadores do time na categoria e enfrenta o Fluminense, nesta quarta-feira, às 21h30, pelas quartas de final da Copa do Brasil sub-17.
Nascido em 2005, o defensor é mais um caso de jogador que cresceu em São Januário. O jovem veio de Manaus, capital do Amazonas, quando tinha apenas oito anos, após passar em uma peneira, e diz que se rendeu ao clube.
– Aqui é praticamente a minha segunda casa. Estudo, passo a maioria do tempo aqui. Fiz uma família aqui, praticamente todos me conhecem dentro do clube. Agora quero almejar coisas grandes nesse clube maravilhoso – disse Paulinho, em entrevista ao ge.
Paulinho foi o grande destaque do jogo de ida, semana passada, quando venceu o Fluminense por 2×1. Foi ele quem deu as assistências para os dois gols vascaínos, um de Estrella e outro de Rayan, a grande promessa da Colina Histórica. Em ambas jogadas, o lateral chamou a atenção pela qualidade técnica do drible e pela tranquilidade para chegar ao ataque. O jovem revelou que se inspira em Alexander-Arnold, craque do Liverpool.
– Acho meu estilo de jogo parecido com o dele (Alexander-Arnold). Esse estilo ofensivo é meu mesmo, gosto de atacar bastante. Tem treinador que já até me botou de ponta por isso. Mas, na lateral, defensivamente eu também ajudo.
O lateral faz parte de uma geração que vem se destacando pelo Vasco. Além de Paulinho, o time tem outros destaques como o atacante Rayan, que tem média de um gol por jogo na temporada (14 em 14 jogos), e é o artilheiro da Copa do Brasil Sub-17 até aqui. O centroavante GB é o segundo jogador com mais gols no ano, com 11. O meia Estrella já marcou oito vezes e lidera o time no quesito de assistências, com oito passes para gol.
– A nossa geração é muito unida. Estamos juntos desde os 10 anos, dentro e fora de campo. A amizade é muito boa, nós saímos, comemos na rua, estudamos juntos – afirmou Paulinho.
No ano passado, o Vasco foi campeão justamente em cima do Fluminense, adversário de hoje, com gol de GB. Andrey Santos, outra joia da Colina e que subiu para os profissionais este ano também estava no time campeão. Na temporada 2022, o sub-17 vascaíno está invicto. Até o momento são 13 jogos, com 12 vitórias e um empate, este contra o Fluminense, por 3 a 3 no Carioca. São 56 gols marcados, uma média de 4,3 gols por jogo, e apenas 11 sofridos. Esse será o terceiro encontro entre cruzmaltinos e tricolores na temporada. Paulinho projetou o jogo desta quarta:
– Vai ser um jogo difícil, né? Clássico na casa deles, a gente tem que entrar concentrado sem se acomodar. O placar não foi muito elástico, 2 a 1 é perigoso. Vamos com tudo. Focar no jogo e não dar mole – concluiu o lateral.
Vasco e Fluminense se enfrentam pela volta das quartas de final da Copa do Brasil sub-17 nesta quarta-feira (25), às 21h30. O jogo terá transmissão do canal SporTV. O Gigante da Colina joga por um empate. Caso haja derrota por um gol de diferença, o jogo vai para os pênaltis.