Matheus França e GB ficaram fora da lista de relacionados do Vasco para o empate em 0 a 0 com o Madureira, nesta terça-feira (3), em São Januário, pela 5ª rodada do Campeonato Carioca. A ausência da dupla foi por opção técnica e reflete o momento de baixa vivido pelos jogadores desde o início da temporada, com perda gradual de espaço junto à comissão técnica e também à torcida.
Pensando na estreia do Campeonato Brasileiro, contra a Chapecoense, Fernando Diniz optou por poupar alguns titulares. Philippe Coutinho, por exemplo, sequer foi relacionado. Ainda assim, a não convocação de França e GB chamou atenção, especialmente pelo cenário vivido por ambos no elenco.
No caso de Matheus França, a situação se arrasta desde a temporada passada. Contratado por empréstimo junto ao Crystal Palace cercado de expectativa, o meia chegou a ser visto internamente como uma possível peça até para o time titular, atuando como falso 9. No entanto, o desempenho ficou abaixo do esperado, com atuações irregulares e vaias frequentes da torcida em 2025.
+ Vasco reage a proposta rival e fica perto de fechar com Cláudio Spinelli
Em 2026, França teve poucas oportunidades. Ficou fora da estreia contra o Maricá por estar abaixo fisicamente e, diante do Nova Iguaçu, foi substituído no intervalo após atuação ruim. Não entrou contra Flamengo e Boavista, teve poucos minutos diante do Mirassol e novamente não agradou. Com base no rendimento nos jogos e nos treinos, Diniz optou por não relacioná-lo, dando espaço a JP, Andrey Fernandes e Diego Minete.
A diretoria discute internamente a situação do meia, mas, apesar da insatisfação, não cogita no momento rescindir o empréstimo. França possui um dos maiores salários do elenco.
+ No Rio, Seedorf comenta sobre saída de Rayan: “Não precisa ir para ficar no banco”

Já GB também perdeu espaço após não aproveitar as chances como titular, principalmente após as saídas de Rayan e Vegetti. O atacante teve atuações abaixo do esperado contra Flamengo e Boavista, entrou apenas no fim contra o Mirassol e não foi relacionado diante do Madureira. Com negociações avançadas pela contratação de Claudio Spinelli, a tendência é que o atacante perca ainda mais espaço no elenco cruzmaltino.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.




