Dupla de scout e direção de futebol do clube italiano passará a semana no RJ para trabalharem em conjunto com o Vasco
Por: João Gabriel Reis
Mesmo sem o acerto definitivo da venda da SAF vascaína para a 777 Partners, a empresa americana já está se movimentando em prol do clube. Nesta quarta-feira (6), Johannes Spors e Sebastian Arenz desembarcaram no Rio de Janeiro e foram até o CT Moacyr Barbosa se reunir com integrantes do departamento de futebol.
A dupla de analistas do Genoa pretende auxiliar o futebol do clube em análise, captação, scouts e infraestrutura. A 777 Partners já vem participando de algumas decisões importantes do Vasco em conjunto com o departamento de futebol, como no caso das recentes contratações de Carlos Palacios e Zé Vitor.
Em comunicado oficial, o Vasco informou que “ambos vão passar a semana reunidos com a direção geral de futebol, com o Centro de Scout e com a Inteligência e Departamento de Saúde e Performance. Eles vão conhecer São Januário, o CT Moacyr Barbosa e o CT da Base, em Caxias”. A tendência é de que eles fiquem também para acompanhar a estreia na Série B, nesta sexta-feira (8), às 19h, contra o Vila Nova, em São Januário.
Johannes Spors, de 39 anos, é considerado um nome badalado na Europa no que diz respeito a pesquisa e recrutamento de talentos. O diretor alemão comandou por anos a equipe de análise e scout do Hoffenheim, onde ganhou fama, por exemplo, pela contratação de Roberto Firmino, atacante brasileiro que saiu do Figueirense e conquistou a Champions com o Liverpool há três anos. Johannes passou pelo grupo Red Bull, pelo Hamburgo e pelo Vitesse (da Holanda) antes de assumir o atual cargo no Genoa.
Sebastian Arenz também tem no currículo uma passagem pelo grupo Red Bull, onde chegou a desempenhar a função de analista específico do futebol francês e do continente sul-americano. Ele trabalhou no Valencia e no Milan até ser contratado pelo clube italiano na semana passada.
No Genoa, essa dupla de scouting ainda não conseguiupromover bons frutos. O clube está na zona de rebaixamento do Campeonato Italiano, faltando apenas 7 rodadas para o fim da competição. A 777 Partners assumiu o Genoa em setembro de 2021, na sexta rodada da atual temporada e implantou mudanças no futebol que, por enquanto, não teve sucesso.
Com o entendimento da necessidade de rejuvenescer o elenco, nove jogadores saíram e outros nove na faixa dos 18 aos 25 anos. O investimento foi de cerca de R$ 94 milhões. O comando técnico também já foi alterado, o ex-jogador Andriy Schevchenko deu lugar ao alemão Alexander Blessin depois de 2 meses da nova direção.