Após derrota nos últimos minutos de partida para o Vasco da Gama, com um belo gol de Jair, o América Mineiro saiu na bronca com a arbitragem. Entretanto, em pronunciamento após o término da partida, o presidente da SAF do Coelho, Marcus Salum, cometeu uma gafe, insinuando que existe algum complô para manter o Vasco na Série A do Brasileirão, apelidando de “Operação Salva Vasco”:
– Tenho mais de 30 anos no futebol. Vivi por muitos anos o que está acontecendo aqui. Nos últimos quatro cinco anos, passou a ser equilibrado com decisões do VAR, para todos os lados. Mas, hoje, vimos operação salva Vasco. A camisa pesa de novo no futebol brasileiro. Foi uma vergonha o que foi feito com o América. Nem prestam atenção quando vamos reclamar. O critério não é igual. Na expulsão, o Maidana entrou na bola e caiu sobre o jogador, mas foi expulso. O América amassou o Vasco, o goleiro foi a melhor figura.
Mesmo com uma campanha muito fraca do América Mineiro no Campeonato Brasileiro, com apenas 17 pontos conquistados em toda a competição, o dirigente transferiu a culpa para a arbitragem, dizendo que “a camisa pesa”:
– Infelizmente, vou dizer a alguns times que estão sofrendo: a camisa pesa, de novo, no futebol brasileiro. É uma vergonha. É duro ver os jogadores chorando. Jogamos muito mais que o Vasco. No primeiro tempo, não deram um chute no gol. Está uma vergonha. Vamos luta até o fim, mas se deixarem, porque todo jogo é a mesma coisa.
Entretanto, a realidade é que o Vasco vem sofrendo com decisões no mínimo questionáveis por todo o Campeonato Brasileiro. Em jogos contra Bragantino, Atlético Mineiro e Santos, pênaltis não foram marcados. Contra o Palmeiras, o gol do Cruzmaltino foi mal anulado, no que poderia ter sido uma possível vitória fora de casa. Contra o Bahia, Gilberto não foi expulso após pênalti em cima de Marlon Gomes.
Até fora das quatro linhas Vasco vinha sendo prejudicado. A decisão de fechar São Januário vinha sendo sufocante para o clube, que ficou sem ter onde mandar seu jogos em casa. Nas redes sociais, o Cruzmaltino soltou uma nota repudiando as alegações do dirigente americano. Confira:
NOTA OFICIAL NA ÍNTEGRA:
“Conquistamos uma grande vitória e não gostaríamos de estar falando sobre nada além disso, porém é impossível não se posicionar quando somos amplamente desrespeitados.
Dizer que existe um favorecimento ao Vasco no Campeonato Brasileiro é, no mínimo, uma total falta de conhecimento sobre nossa trajetória até aqui.
Existe uma “operação Salva Vasco” sim, mas ela é liderada por pessoas do próprio clube, profissionais e atletas, que se dedicam diariamente para devolver o Vasco ao seu verdadeiro lugar, como protagonista do cenário nacional.
O que vimos hoje na Arena Independência foi a vitória de um time que sabe o quer, conduzido por uma torcida extremamente leal e apaixonada”.
+ Vitória do Vasco contra o América-MG confirma reviravolta do Cruz-Maltino
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News