Sem técnico desde o desligamento de Jorginho, que não teve seu contrato renovado, o Vasco está no mercado em busca de um novo treinador para a temporada de 2023.
O primeiro nome da lista de interesses da 777 Partners, dona de 70% do Clube, era Juan Pablo Vojvoda, mas o técnico acabou recusando a proposta vascaína e renovando com o Fortaleza, que disputará a Libertadores em 2023.
Outros nomes também foram ventilados. O técnico português Antonio Oliveira, do Cuiabá, foi entrevistado pela 777 Partners, porém, as conversas ainda não tiveram avanços. Além do português, nomes como André Jardine e Marcelo Bielsa foram especulados. Porém, um novo nome surgiu com muito peso nas últimas horas.
Trata-se de Dorival Júnior, de 60 anos, que não teve seu contrato renovado com o Flamengo após ser campeão da Libertadores e Copa do Brasil. O rubro-negro tem negociações avançadas com Vitor Pereira, ex-Corinthians.
Com a saída de Dorival do Flamengo, alguns torcedores do Vasco observaram a oportunidade no mercado e começaram a pedir o técnico no Cruzmaltino em suas redes sociais. Mas afinal, o Vasco entrou em contato com Dorival?
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News
Apesar de não ter tido nenhuma consulta, não é descartado que o nome de Dorival comece a ser analisado pela 777 Partners, tendo em vista as poucas opções no mercado nacional.
Dorival Júnior já teve duas passagens pelo Vasco
Dorival Júnior iniciou sua primeira passagem no Vasco no fim de 2008, quando time caiu para a segunda divisão. Na época, o técnico tinha acabado de sair do Coritiba.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News
O objetivo principal daquela temporada foi cumprido com algumas rodadas de antecedência. Além disso, o Vasco foi campeão da Série B e chegou as semifinais da Copa do Brasil. No fim da temporada, diretoria e Vasco decidiram não renovar o contrato.
Em 2013, em um ano totalmente conturbado no Vasco, o técnico voltou ao Cruzmaltino para tentar abaixar a poeira, mas depois de uma sequência negativa de resultados, o técnico acabou sendo demitido. O Vasco foi rebaixado naquele ano.
Números de Dorival pelo Vasco
Ao todo, Dorival Júnior comandou o Vasco em 91 jogos, tendo 41 vitórias, 24 empates e 20 derrotas, com um aproveitamento de 69,89.
+ Botafogo “atravessa” o Vasco em negociação por jogador
+ Agente deixa vazar que jogador deve assinar com o Vasco
+ 777 Partners aproxima Vasco e David Beckham
Títulos de Dorival como técnico
- Figueirense: Campeonato Catarinense 2004
- Sport: Campeonato Pernambucano 2006
- Coritiba: Campeonato Paranaense 2008
- Vasco: Campeonato Brasileiro da Série B 2009
- Santos: Paulistas 2010 e 2016; Copa do Brasil 2010
- Internacional: Recopa Sul-Americana 2011 e Gaúcho 2012
- Athletico-PR: Campeonato Paranaense 2020
- Flamengo: Copa do Brasil e Libertadores 2022
Prêmios individuais
- Melhor Treinador do Campeonato Pernambucano: 2006
- Melhor Treinador do Campeonato Paulista: 2010
- Troféu Telê Santana – Treinador do Ano: 2010
- Melhor Treinador da Copa Libertadores da América: 2022
- Troféu Mesa Redonda – Melhor Treinador da Temporada: 2022