O Vasco da Gama é especialista em lapidar jóias caras e raras nas categorias de base. Desde Philippe Coutinho, Alex Teixeira (que voltou recentemente ao Club), Paulinho, Douglas Luiz, entre tantos outros.
Não somente no masculino, mas também no feminino, a melhor jogadora do mundo, Marta foi revelada na base do Vasco.
Com apenas 18 anos, Andrey Santos, evolui e amadurece a cada jogo, além de ser um grande jogador, o jovem promissor consegue reconhecer e enaltecer o trabalho da equipe do Vasco, na partida contra o CRB (28/07), Andrey deu uma entrevista no intervalo do primeiro tempo enaltecendo o trabalho da psicóloga do Clube, Maíra Ruas.
Figueiredo, que estreiou há pouco mais de um ano, também é uma das peças fundamentais do elenco atual. Há quem diga que atacante vive de gols, mas a habilidade do cria vai além da bola na rede, suas jogadas de efeito e o foco durante as partidas, são características principais do jogador.
Marlon Gomes que subiu para o profissional recentemente, tem sido um dos principais jogadores do elenco. Após uma bela jogada individual, aplicando um chapéu no primeiro defensor, e conseguindo abrir a marcação do Tombense duas vezes, até finalizar de perna direita no canto do goleiro Felipe Garcia e balançar a rede do adversário. Marlon, que também tem apenas 18 anos, teve seu nome cantado nas arquibancadas de São Januário.
Outro destaque da base que tem sido fundamental no elenco é o atacante Eguinaldo, o jovem promissor de apenas 17 anos chegou ao Vasco no ano passado e começou atuando pelo sub-17 do clube. Em 2022, foi promovido ao sub-20 e se destacou, registrando 11 gols e uma assistência em 17 partidas.
Devido ao destaque, foi aproveitado pelo ex-técnico Maurício Souza no time principal. Em 4 jogos até o momento, tem um gol marcado, em cima do CRB, em goleada por 4 a 0 em São Januário, pela Série B.
Desde o início da temporada, Gabriel Pec, mantém a titularidade. Apesar das críticas, Pec tem a função tática de compor a linha de seis na defesa quando o rival tem a bola. Uma de suas características é o drible e a facilidade de passar pelo adversário no um contra um. Na última temporada, Gabriel Pec, de apenas 21 anos, garantiu com folga o posto de maior driblador do Vasco na Série B do ano passado e segue sendo na edição atual, mas numa escala menor à medida que as rodadas passam e as oscilações ocorrem.
O resultado da partida do último sábado (13), é único e exclusivo dos crias da base. Aos três minutos do primeiro tempo, Andrey finalizou de primeira e abriu o placar.
Até o momento, dos 27 gols marcados pelo Vasco na Série B, 10 foram de crias da base, sendo deles:
5 – Andrey Santos
2 – Figueiredo
1 – Gabriel Pec
1 – Eguinaldo
1 – Marlon Gomes.