Apesar de ter sido originalmente contratado para a reta final da Série B e tentar salvar o ano do Vasco, Jorginho nunca escondeu que seu desejo era ficar no Cruzmaltino para a próxima temporada. E seu desejo está a apenas uma vitória de se tornar realidade. Caso ganhe do Sampaio Corrêa, quinta-feira, o Vasco sobe e o tetracampeão passa a ter mais chances em uma eventual renovação de contrato.
O comandante está sendo observado pelo CEO da SAF, Luiz Mello, e pelo diretor de futebol Paulo Bracks, além do diretor esportivo do 777 Football Group, Johannes Spors, que esteve no final do mês passado.
A cúpula da SAF aguarda apenas o final da Série B e a volta à elite do Brasileirão para definir alguma coisa para a temporada de 2023. Além da comissão técnica, 16 jogadores do elenco têm contrato até 31 de dezembro deste ano. O Vasco deve definir o novo técnico antes de se reunir com os atletas para discutir eventuais renovações de elenco. E a primeira ação que deverá acontecer será definir o futuro de Jorginho.
O treinador faz questão de exaltar os seus comandados. Reativou a parceria com Nenê, com quem tinha trabalhado anteriormente (2015/16). Logo depois do último jogo, também destacou o desempenho do centroavante Fábio Gomes, autor do gol da virada contra o Criciúma. Os três têm futuro incerto no Vasco.
“É bom relatar a questão do Fábio. Fiquei sabendo de uma reportagem que listava jogadores que não estavam nos planos do Vasco e ela citava o Fábio (Gomes). Olha, se o Fábio foi contratado para esse momento, ele fez por onde merecer o contrato que recebeu. Ele fez com que o Vasco desse um grande passo para o acesso. Artilheiros foram feitos para isso”, disse Jorginho.
Apesar do desempenho em campo não ter mudado com Jorginho, o tetracampeão conseguiu trazer um ambiente de paz e estabilidade que era inexistente desde a saída de Zé Ricardo. Só para se ter uma ideia, com o jogo contra o Criciúma, Jorginho chegou às oito partidas, mesmo número alcançado pelos seus dois antecessores.
Enquanto Maurício Souza, acumulou três vitórias, dois empates e três derrotas, o interino Emílio Faro conseguiu três vitórias, um empate e quatro derrotas. Com Jorginho, o desempenho é bem superior: quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, ambas para adversários do G4 (Cruzeiro e Grêmio). Caso vença o Sampaio Corrêa, quinta-feira, o Cruzmaltino sela o retorno à Série A do Brasileiro depois de duas temporadas e com uma rodada de antecedência. E se Jorginho ficar, ele espera usufruir da grande injeção de dinheiro que a 777 fará a partir do ano que vem no futebol vascaíno.
Por: Luiz Nascimento