Interino ganha confiança do elenco e segue a frente do Vasco por tempo indeterminado
Luiz Nascimento
Ontem, o Vasco completou três semanas sob o comando do auxiliar técnico permanente Emílio Faro, que substituiu Maurício Souza, demitido após uma sequência de maus resultados. Mas esse parece ser o menor dos problemas para a diretoria cruzmaltina. Com bons resultados nesta Série B e um estilo mais “paizão”, Faro conquistou a torcida e os jogadores e vem dando mais tranquilidade para a direção de futebol buscar um novo técnico.
Emílio, que tem 55 anos, irá comandar o Vasco pela sétima vez na Segundona. Depois das vitórias sobre Náutico e Cruzeiro, logo após a saída de Zé Ricardo, o atual treinador comandou o time nas últimas quatro partidas e somou sete pontos de doze disputados: vitórias contra CRB e Tombense, empate com a Chapecoense e derrota para a Ponte Preta. Além disso, Faro manteve a invencibilidade do Vasco como mandante.
Como membro da comissão técnica fixa do clube, Faro conhece muito bem o plantel cruzmaltino. Ele é descrito pelas pessoas mais próximas como cativante e um técnico que fala a língua dos jogadores, mas que também tem experiência e um conhecimento tático que agrega no cotidiano do time. Inclusive, o lateral-esquerdo Edimar comentou sobre essas características do comandante da nau vascaína:
“Nós dizemos que ele é um paizão, né? O Emílio dá muita liberdade para nós nos treinos. E acima de tudo, é um cara que conhece o clube, tem uma vasta experiência no futebol. A confiança que ele nos dá não é só para os meninos, mas também para nós, que somos veteranos, no dia-a-dia, faz com que o ambiente fique muito mais leve. Ou seja, a importância do Emílio é muito grande. Porém, se ele fica ou não, aí é coisa da diretoria. Por nós, ele fica até o final do ano”, disse o veterano lateral, após o jogo contra o Tombense.
A preleção antes do jogo do último sábado dá uma ideia do ambiente no vestiário. Antes de entrar em campo, Emílio pediu que seus comandados apenas desfrutarem do momento, em vídeo divulgado pela Vasco TV:
“Rapaziada, a gente falou basicamente sobre tudo que a gente compreende para a partida de hoje, mas faltou uma palavrinha que eu vou colocar aqui agora. De vários capítulos que vão dar o acesso para a gente, hoje é mais um. Usufruam. Usufruam do jogo com todos os ingredientes. Na hora de contar essa história, vamos ver o quanto foi prazeroso esse momento aqui. Usufruam do jogo, tá?”, disse Faro.
Andrey Santos: “Sensacional”
Joia da base cruzmaltina e um dos destaques da vitória de 3×1 sobre o Galo de Tombos, o volante Andrey Santos também falou do trabalho do interino. Na opinião do garoto de 18 anos, Emílio é responsável por “unir o elenco”:
“Emílio é um cara sensacional, sem palavras. Nosso grupo é muito unido, e ele une cada vez mais, com as brincadeiras dele, sabendo o momento certo de trabalhar. Não tenho o que dizer sobre ele”.
Porém, perguntado sobre uma possível efetivação, o Menino da Colina desconversou:
“Eles (diretoria) estão resolvendo isso, sei que vão resolver da melhor maneira possível e que vai ser a melhor para o Vasco.”
De fato, o Vasco não tem pressa para escolher o novo treinador. Apesar das negociações estarem em um ritmo mais lento, a tendência é que elas acelerem com a 777 Partners assumindo de vez o departamento de futebol. Porém, existe uma corrente interna que defende a efetivação de Emílio Faro, desde que a sequencia de bons resultados continue.
O Vasco se reapresenta nesta segunda-feira (15), visando a preparação para o duelo de quinta-feira, contra o CSA, pela 24ª rodada da Série B.