Prioridade da 777 Partners tem sido o argentino Juan Pablo Vojvoda, treinador que se destacou muito pelo Fortaleza
Luiz Nascimento
Nesta quarta-feira, Emílio Faro completa um mês à frente do comando técnico do Vasco. Apesar desta situação ser provisória, a tendência é que o negócio seja permanente e que o interino fique até o final da Série B, em novembro. Faltando 12 rodadas para o fim da segundona, é improvável que um novo técnico assuma o Cruzmaltino.
O que acontece: 777 Partners e Vasco estão de olho na temporada de 2023. Certos de que irão conseguir o acesso, mesmo com uma ou outra dificuldade, o foco é montar um elenco forte para a Série A do ano que vem, quando os americanos começaram a investir pesado especialmente na contratação de jogadores. Um treinador com perfil que a 777 deseja não está disponível para assumir um trabalho tampão, de apenas três meses.
E há também um medo de que uma mudança de técnico possa causar um choque no clube. Embora o Cruzmaltino esteja tendo vários tropeços, o Vasco está a cinco pontos do quinto colocado, que no momento em que este texto está sendo escrito é o Sport. E ainda tem uma outra questão: Faro é bem querido por todos no departamento, com a confiança da diretoria e o conhecimento do elenco.
“O Emilio Faro, hoje, é o nosso treinador e tem o apoio de todo departamento de futebol, assim como do elenco. Vamos seguir focados, como sempre estivemos, na obsessão pelo acesso. Temos trabalhado com a chegada da 777 para proporcionar isso ao clube. Reforçamos nossa confiança no grupo, no trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início da competição e que nos credenciou a permanência no G-4″, disse o executivo Carlos Brazil após a derrota para o CSA, quinta-feira.
Faro deixou claro que não quer ser efetivado, mas a pouco mais de dois meses do fim da temporada (a Série B termina em 5 de novembro), a expectativa é que o trabalho seja concluído, a menos que o trem bala da Colina descarrile e o clube precise buscar uma solução rápida e de efeitos imediatos.
Paralelamente a tudo isso, o Vasco busca um treinador para a próxima temporada. André Jardine, campeão olímpico em Tóquio 2020 foi procurado pouco depois da saída de Zé Ricardo, mas recusou por estar muito bem no futebol mexicano. Odair Hellmann, atualmente sem clube, foi convidado após a saída de Maurício Souza, mas rejeitou, por estar bem nos Emirados Árabes.
Outro nome que vem ganhando força é o do Juan Pablo Vojvoda. O repórter do Jogada 10 e Papo na Colina Carlos Berbert até chegou a falar com o argentino, que desconversou e disse que está focado no Fortaleza. Porém, o contrato do comandante do Leão do Pici vai até o final do ano, embora tenha possibilidade de renovação.
Enquanto isso, a direção espera que Emílio Faro conduza o Vasco ao acesso. Com o interino, são quatro vitórias, um empate e duas derrotas, somando as duas passagens (na transição de Zé Ricardo para Maurício Souza e a atual), o que representa um aproveitamento de 62%.