Nos últimos dias, voltou a ganhar força a possibilidade de uma nova movimentação no cenário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Vasco da Gama. De acordo com informações divulgadas pelo ge.globo, o banco brasileiro BTG Pactual fez uma proposta para adquirir 31% das ações da SAF, atualmente em posse da empresa americana 777 Partners.
O valor oferecido pelo BTG, um dos maiores bancos de investimento da América Latina, comandado por André Esteves, chega a US$ 30 milhões (equivalente a R$ 170 milhões, conforme a cotação atual). Esteves é uma figura de destaque no mundo dos negócios, reconhecido internacionalmente e já mencionado na lista da Forbes devido à sua fortuna.
A proposta não foi bem recebida pelo Vasco da Gama, que não foi oficialmente informado sobre as negociações. A diretoria do clube soube do interesse do BTG Pactual por meio da imprensa, o que causou certo desconforto. As conversas estão sendo realizadas diretamente entre o BTG e a A-Cap, empresa que recentemente assumiu o controle da 777 Partners.
De acordo com o portal Vascaino.net, o objetivo do BTG não é, ao menos neste momento, assumir o controle do futebol vascaíno. A estratégia do banco parece ser adquirir as ações enquanto o valor está em baixa, visando uma venda lucrativa no futuro, caso o clube apresente melhorias no desempenho e no mercado.