Revelado no clube em 2008, Souza fez boas temporadas e logo em 2010 foi vendido ao Porto, de Portugal por 3 milhões de euros. Foi emprestado ao Grêmio em 2012, veio em definitivo para o Brasil em 2013 por 3.8 milhões de euros, foi emprestado ao São Paulo em 2014 e permaneceu em definitivo no clube paulista já em 2015.
Após boa temporada, foi vendido ao Fenerbahçe em julho de 2015 por 8 milhões de euros e em 2018 por 12 milhões de euros, desta vez para o Al-Ahli.
Após todas essas transferências, Souza retornou em 2020 sem custos para o Besiktas. Na época ele foi bastante especulado no Brasil e principalmente no Vasco, haja vista que ele, Allan e Coutinho brincavam sobre voltar em breve para o Vasco e juntos.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.
A boa relação entre atleta, clube e torcedores, torna um retorno sempre uma boa opção. Segundo fontes o próprio jogador já deixou claro a pessoas mais próximas o desejo de voltar ao futebol brasileiro. Souza atualmente tem 33 anos de idade e atuou com boa frequência nas últimas duas temporadas, é uma boa opção frente ao mercado escasso mas que nem sempre agradará a todos.
+ Notícia boa envolvendo Luca Orellano no Vasco
Por Tales Martín