O Vasco empatou por 1×1 com o Coritiba nesta quinta-feira (11) pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O primeiro tempo foi ruim para os dois lados, mas o Coritiba abriu o placar na reta final com Zé Roberto. O Vasco voltou do intervalo tendo a posse de bola e buscando o gol, que até veio com Erick Marcus, mas um problema recorrente da equipe voltou a aparecer: a falta de repertório.
O problema é visível da equipe nesse início de temporada. Em jogos que tem menos posse de bola, como foi contra Galo, Palmeiras e Fluminense, o Vasco se sente mais confortável e tenta utilizar de contra-ataques e lançamentos para criar jogadas. Em partidas em que propõe jogo, como contra Bahia e Coritiba, o clube tem uma “posse de bola estéril”, onde não consegue criar jogadas perigosas e fica dependente de cruzamentos, que raramente viram gols.
No primeiro tempo, o Vasco tentou ficar com a bola e até teve chances nos primeiros minutos de jogo, mas as oportunidades mais perigosas foram do Coritiba, que obrigou Léo Jardim a trabalhar na meta vascaína. Mesmo com aproximadamente 60% de posse, o Vasco teve 3 finalizações, enquanto o Coxa teve 7, sendo uma delas o gol de Zé Roberto, no final da primeira etapa.
Para o segundo tempo, Barbieri identificou as fracas partidas de Andrey Santos e Rodrigo, sacando os dois para a entrada de Galarza e Figueiredo. Com a saída dos dois volantes, Jair foi deslocado para a saída de bola e melhorou muito no jogo, Galarza auxiliava na fase ofensiva e Figueiredo atuava pelas pontas junto com Lucas Piton, fazendo o Vasco forçar jogadas por aquela parte do campo.
O fato é: a equipe de Maurício Barbieri cresceu no segundo tempo, mas o clube não demonstrou repertório para furar a defesa do Coritiba. O próprio gol saiu de um cruzamento que poderia ser facilmente cortado pela defesa do Coxa, mas falharam e deram a chance para Erick Marcus completar por gol. Erick, inclusive, que é uma das boas notícias do jogo junto com Luca Orellano, já que entraram e participaram muito bem da partida, com jogadas individuais e quebras nas linhas de marcação dos adversários.
+ Vasco entra com força no Mercado e já tem três posições na mira; confira
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News