Times entram em campo nesta quarta-feira (2), para a primeira fase da Copa do Brasil, na cidade paulista
O Vasco está marcado na história da Ferroviária e do Estádio Doutor Adhemar de Barros, a Fonte Luminosa, em Araraquara. No palco da partida desta quarta-feira (2), pela Copa do Brasil, o Cruzmaltino fez parte de dois momentos importantes da Locomotiva Grená: a inauguração e a estreia do sistema de iluminação do estádio afeano. Foram os dois únicos confrontos entre as duas equipes, ambos na década de 50.
O primeiro confronto entre as equipes foi também o primeiro jogo da história da Fonte Luminosa. Campeão do Torneio de Paris (1948) e bicampeão estadual (1949 e 1950), o Vasco foi convidado para participar do jogo inaugural do estádio afeano, no dia 10 de junho de 1951. Era apenas o sexto jogo da história da Ferroviária, mas o Expresso da Vitória não tomou conhecimento. Friaça quatro vezes e Tesourinha resolveram o jogo ainda no primeiro tempo e o Vasco venceu a partida por 5 a 0.
Ferroviária: Sandro (Tino); Sarvas (Espanador) e Aléssio; Pierri, Basso e Pimentel (Rudge); Guardinha (Baltazar), Fordinho (Milton Viana), Marinho (Fordinho), Gonçalves e Baltazar (Tonhé). Técnico: Zezinho Silva
Vasco da Gama: Barbosa; Augusto (Laerte) e Clarel; Ipojucan (Lola), Danilo e Alfredo; Tesourinha, Ademir (Amorim), Friaça, Maneca (Ipojucan) e Djair (Chico). Técnico: Flávio Costa
O reencontro entre Ferroviária e Vasco após mais de oito anos também está história na Fonte Luminosa. Na época, o atual campeão estadual e do Torneio Rio-São Paulo foi mais uma vez convidado para outra inauguração da Locomotiva, desta vez, do sistema de iluminação do Estádio Adhemar de Barros. Ocorrido em 15 de abril de 1959, o segundo duelo entre paulistas e carioca teve mais equílibrio que o anterior. O jogo terminou empatado em 3 a 3 com gols de Almir, Antoninho (contra) e Rubens para o time vascaíno.
Ferroviária: Rosan; Ismael e Antoninho; Dirceu, Rodrigues e Osni; Amaral, Cardoso, Baiano, Bazzani e Wilsinho (Capelosa)
Vasco da Gama: Hélio; Paulinho e Bellini; Laerte, Barbosinha e Dario; Sabará, Rubens, Roberto, Almir e Pinga
Reformado em 2009, o palco da partida desta quarta-feira (2), pela primeira fase da Copa do Brasil, volta a receber o Vasco após mais de 62 anos. A equipe comandada pelo técnico Zé Ricardo joga pelo empate para avançar à segunda fase da competição nacional. A partida está marcada para às 21h30 (de Brasília) e terá transmissão da Amazon Prime Video.
POR: Caio Maximiano