Atacante se destacou na Copa São Paulo e tem ganhado chances no time principal
Por: Saint’ Clair Silva
Promovido em 2021 e destaque da Copa São Paulo de 2022, Figueiredo tem buscado seu espaço no elenco profissional. A artilharia na copinha fez o atacante ganhar um novo gás com a torcida e com a comissão técnica, que conseguiu uma nova peça para incrementar o time.
O garoto, de 20 anos, demorou a ter sequência no Cariocão, mas foi peça fundamental nos duelos contra o rival Flamengo, recebendo elogios de uma torcida nem sempre paciente. Com as boas apresentações, a expectativa é de que Figueiredo seja mais utilizado na série B, sendo uma das principais alternativas de Zé Ricardo.
O Cruz-maltino tem se preparado para o Brasileirão no CT Moacyr Barbosa, e nas atividades, Figueiredo tem sido escalado na formação titular. O Vasco estreia na competição no dia 8, em São Januário.
Apesar de ter atuado como centroavante na Copinha, o jogador vem sendo utilizado como ponta pela comissão técnica. Contudo, o próprio jogador revela que não tem preferência quanto ao setor em que joga.
“Eu consigo jogar pelas pontas, voltar bastante para ajudar e de centroavante acho que tenho um desempenho bom também. Eu sei que não estou aqui à toa, estar do lado das pessoas de grande nível dentro do Vasco, como o Nenê, é muito bom, ajuda a gente a evoluir, dando dicas”, disse o jogador.
No começo de março, meses após o “boom” da Copinha, Figueiredo renovou o contrato com o Gigante até dezembro de 2025. Em meio a essa guinada, existe o carinho do torcedor com o jovem, que diz:
“É bom demais, mas também não me apego muito a essas coisas. Sabemos que o futebol tem altos e baixos, então eu procuro não me apegar, mas é muito bom receber esse carinho. Eu já sinto isso desde a base, porque a torcida do Vasco acompanha bastante. Então eu busco sempre dar o meu melhor”.
Figueiredo chegou à equipe juvenil do Vasco em 2017, após de destacar pelo Boavista (RJ). O jogador faz parte da geração 2001, que conta com o companheiro de equipe Gabriel Pec.
Reforços para o ataque
A promessa de Carlos Brazil era de que o Vasco buscaria reforços nos Estaduais, e assim foi feito. Após o fim das competições, nomes foram acertados com o Cruz-maltino, entre eles, o já anunciado Lucas Oliveira. Além dele, o Gigante tem acerto com Palacios, que estava no Internacional, Erick Samuel, do Ypiranga (RS), e Zé Vitor, do Marcílio Dias (SC).
A expectativa é de que os nomes sejam anunciados após a liberação da Justiça, que impede a inscrição de novos jogadores por parte do clube.