Maurício Barbieri está cada vez mais pressionado no comando do Vasco. Após a derrota para o São Paulo no último fim de semana, mais críticas da torcida foram direcionadas ao técnico do clube, dentro e fora do estádio. Entretanto, a diretoria tem respaldado o treinador durante esse período. O departamento de futebol do clube já esperava oscilações dentro da temporada e confia na continuidade do trabalho para sair dessa incômoda situação de 6 jogos sem vencer na competição.
Isso não significa que Maurício Barbieri não vem sendo cobrado pelos resultados negativos. O técnico se reúne com Paulo Bracks e Abel Braga após todo o jogo e projeta o que pode e deve evoluir para as próximas partidas. A avaliação do departamento de futebol é que o clube conseguiu ser competitivo contra times mais fortes, mas deixou a desejar contra equipe menores. Isso também passa pelo elenco disponibilizado para o treinador, e o Vasco planeja contratar reforços para a sequência do campeonato.
Existem pontos considerados positivos no trabalho de Maurício Barbieri. Um deles é o dia a dia do treinador no clube, que é elogiado por todos por ser bastante intenso e exigir o melhor de cada jogador. O zagueiro e capitão da equipe, Léo, falou sobre o técnico:
– O grupo continua firme a acredita no treinador. O Barbieri tem um lado tático, de conhecimento, muito bom. Mas o lado humano dele é fantástico. Eu acredito muito nisso. Na minha opinião, não adianta ter a parte tática e não ter a parte humana. E nosso treinador tem isso. Então estamos muito confiantes para a sequência da competição.
Outro ponto que demonstra a confiança da diretoria em Maurício Barbieri é a mudança de cultura que a SAF tenta implementar. No futebol brasileiro, os técnicos historicamente tem prazos curtos para demonstrar seus trabalhos, e na primeira sequência negativa são demitidos, algo que a gestão da 777 Partners tenta evitar. A diretoria entende que os processos são gradativos e que tempo é necessário para que Maurício Barbieri encontre a melhor forma de jogo para a equipe.
O elenco também promete ser mais encorpado para os dois próximos terços do Campeonato Brasileiro, visto que a janela de transferências está prestes a ser aberta. A diretoria acredita que com mais opções disponíveis e mais qualidade nos jogadores, o esquema do treinador possa funcionar e o Vasco possa dar um passo à frente.
Hoje, o elenco do Vasco conta com diversos garotos da base como opções no banco de reservas, o que não é considerado ideal. A SAF gastou mais de 100 milhões em reforços no início do ano para montar um elenco do zero, e as alternativas ainda são poucas. Para exemplificar a situação, Barbieri escalou, do meio pra frente, 4 jogadores criados na base do clube na última partida contra o São Paulo: Barros, Galarza, Gabriel Pec e Figueiredo.
Nesta segunda-feira, o departamento de futebol se reúne novamente para planejar a semana do Vasco. Barbieri terá outra semana livre para tentar evoluir a equipe e sair da incômoda colocação na tabela que o Vasco se encontra, o 16° lugar. A próxima partida do Cruzmaltino será contra o Fortaleza, no Castelão.
+ Leandro Castán faz revelação sobre o Vasco
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News