Com os dois gols marcados na vitória por 3 a 1 sobre o Resende em São Januário, no sábado 24, o argentino Germán Cano se tornou o maior artilheiro estrangeiro do Vasco no século XXI.
Por Felipe França Ferreira
O camisa 14 da Colina ultrapassou o sérvio Dejan Petkovic, campeão carioca em 2003 pelo Gigante no Maracanã. O Portal UOL procurou resposta de “Pet” sobre sua marca ter sido batida, mas o hoje comentarista do SporTV disse estar de férias e não quis falar sobre o assunto. Estaria o ex-camisa 10 vascaíno com ciúmes ou seria mesmo só indiferença ligada ao seu jeitão sério e ranzinza? Importante lembrar que no começo de 2020, Pet entrou em polêmica após colocar o argentino Mauro Boselli como melhor atacante de 2020 até então, excluindo Gabigol, o que revoltou a torcida flamenguista nas redes, o que lhe rendeu inúmeras críticas.
Cano, com 29 gols, é o quarto maior artilheiro estrangeiro na história do Vasco. O goleador está a apenas um gol de igualar o compatriota Alfredo González, ex-Talleres, Boca e Flamengo, que tem a marca de 30 gols entre 1940 e 1941, e hoje é o argentino com o maior número de gols pelo Vasco da Gama. Outros dois estão à frente de Germán Cano: Silvio Parodi com 37 gols e o maior de todos, o uruguaio Villadóniga, com incríveis 83 gols, marcados entre 1938 e 1942.
A atual diretoria vascaína esteve atenta à marca atingida por Cano, o diretor Alexandre Pássaro parabenizou o atacante no vestiário diante de todos os atletas do elenco, o que rendeu muitos aplausos à “La Máquina”.
A lista atualizada dos maiores artilheiros estrangeiros do Vasco:
1 – Villadóniga (Uruguaio com 82 gols)
2 – Parodi (Paraguaio com 37 gols)
3 – Alfredo González (argentino com 30 gols)
4 – Germán Cano (argentino com 29 gols)
5 – Dejan Petkovic (sérvio com 28 gols)
6 – Lamanna (argentino com 25 gols)
7 – Riascos (colombiano com 20 gols)
8 – Danilo Meneses* (uruguaio com 17 gols)
9 – Andrés Ríos (argentino com 15 gols)
10 – Berascochea (uruguaio com 14 gols)
*Recentemente o Papo na Colina entrevistou o uruguaio Danilo Meneses, 8º maior artilheiro estrangeiro do Vasco, que hoje vive em Natal-RN. A íntegra dessa entrevista está na página oficial do Papo na Colina e Danilo falando de sua passagem pelo Vasco pode ser visto no canal YouTube do Papo na Colina.