O processo de reformulação do elenco do Vasco da Gama para 2026 ganhou contornos dramáticos nesta terça-feira (13). O lateral-esquerdo Leandrinho, que vinha sendo alvo de disputa no mercado, tomou a iniciativa e pediu para deixar o clube. O jogador recebeu propostas recentes do Al-Shabab (Arábia Saudita) e do Pafos (Chipre), mas ambas foram recusadas pela diretoria por não atingirem os valores financeiros esperados. Mesmo com a negativa do Vasco, o defensor manifestou o desejo de sair para buscar mais minutos em campo, puxando a fila de uma “barca” que promete ser longa.
+ Diretoria do Vasco define estratégia e duas saídas são essenciais para fechar a conta
Operação “Limpa Elenco”
A saída de Leandrinho é apenas a ponta do iceberg. O departamento de futebol identificou que o plantel atual, inchado com cerca de 35 atletas após o retorno de emprestados, é insustentável. O objetivo prioritário para os primeiros meses do ano é aliviar a folha salarial para, só então, buscar novos reforços pontuais.
Nesse cenário, outros nomes já têm o destino traçado longe de São Januário. Riquelme e Lucas Eduardo (que estava no Avaí) devem ser negociados em definitivo, já que seus contratos encerram no fim de 2026. O Vasco busca liberá-los mantendo uma porcentagem dos direitos econômicos.

Estrangeiros e a exceção
A situação dos gringos também é de saída. Maxime Domínguez, de volta do Toronto FC, jogará o início do Carioca, mas o clube não se opõe a negociá-lo para cortar gastos. O mesmo vale para o volante Juan Sforza, comprado por valores milionários há dois anos junto ao Newell’s Old Boys, mas que nunca se adaptou e vem de empréstimo ao Juventude.
A única exceção nessa lista de dispensas imediatas é o meia Estrella. O técnico Fernando Diniz pediu para observá-lo durante o Estadual com o grupo principal. No entanto, a tendência é que ele também seja emprestado posteriormente para ganhar rodagem e tempo de jogo recorrente.

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.






