Vasco e Bahia se enfrentarão na próxima segunda-feira, às 20h, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo marcará o encontro de duas das SAF’s mais badaladas do futebol brasileiro: de um lado, o Vasco da 777 Partners, que já gastou mais de 100 milhões de reais na primeira janela de transferências. Do outro lado, o Bahia, que é comandado pelo Grupo City, o mesmo que gere equipes na Europa como Manchester City, Girona, entre outros.
A história entre Vasco da Gama e Grupo City quase se entrelaçou. Segundo apuração do LANCE!, o Vasco chegou a negociar com o atual proprietário do futebol do Bahia, mas as partes não chegaram em um acordo relacionado ao aporte que seria dado de imediato ao clube. Já a 777, topou efetuar um empréstimo-ponte de 70 milhões de reais antes da votação que definiu a venda do futebol do clube, assim, sendo a empresa escolhida pelos gestores vascaínos.
A intenção dos dois grupos com o Vasco da Gama também era diferente. O Grupo City gostaria de transformar o clube em uma espécie de “satélite” para captar jovens jogadores e vender para o exterior, ou até mesmo “promover” ao principal time do grupo, o City. Já a 777 Partners, queria transformar o Vasco no “flagship” da empresa na América do Sul, com ambição de ser protagonista no cenário nacional e internacional. Inclusive, o Palmeiras foi utilizado com parâmetro de investimento no contrato que foi assinado entre as partes.
CLUBES GERIDOS PELO GRUPO CITY: Bahia, Manchester City (Inglaterra), New York City (Estados Unidos), Melbourne City (Austrália), Mumbai City FC (Índia), Lommel SK (Bélgica), ESTAC Troyes, (França), Montevideo City Torque (Uruguai), Yokohama Marinos (Japão), Girona (Espanha), Sichuan Jiniu (China), Palermo (Itália) e Bolívar (Bolívia).
CLUBES GERIDOS PELA 777 PARTNERS: Vasco, Genoa (Itália), Standard Liège (Bélgica), Red Star FC (França), Hertha Berlin (Alemanha) e Melbourne Victory (Austrália).