No dia 16 de junho de 1957, dois dias após vencer o Real Madrid na final do Torneio Internacional de Paris, no Parc de Princes, na França, o Vasco conquistou mais um título em sua excursão pela Europa. No Estádio Riazor, em La Coruña, na Espanha, o Cruzmaltino venceu o Athletic Bilbao por 4 a 2 e se sagrou campeão do tradicional Troféu Teresa Herrera. O feito completa 65 anos nesta quinta-feira (16).
Convidado para a 12ª edição da competição, o Vasco viajou cerca de 11 horas de ônibus da França à Espanha para a disputa da decisão em jogo único. O duelo foi tratado pelos vascaínos como uma revanche, já que a equipe da cidade de Bilbau havia derrotado os brasileiros na grande final por 3 a 2 em 1947.
A equipe vascaína chegou duas horas antes da partida e superou as dificuldades para derrotar o atual campeão espanhol da época. Vavá e Valter, duas vezes cada, balançaram as redes do Riazor e tornaram o Vasco o primeiro time brasileiro e sul-americano a erguer o título do Troféu Teresa Herrera.
ESCALAÇÕES – Vasco x Athletic Bilbão – 16/06/1957
VASCO: Carlos Alberto; Dario, Viana, Orlando e Ortunho; Laerte e Válter; Sabará, Livinho, Vavá e Pinga.
ATHLETIC BILBAO: Carmelo; Orúe, Canito, Mauri, Garay, Maguregui, Arteche (Bilbao), Marcaida (Echániz), Uribe, Aguirre (Arteche) e Gainza.
Por Caio Maximiano