Desde que foi contratado, Fábio Gomes precisou de sete jogos para balançar as redes pelo Vasco pela primeira vez. Foi na vitória por 2×1 contra o Criciúma, neste último sábado. A cabeçada aos 86′ praticamente sacramentou o acesso cruzmaltino e deixou o centroavante com gostinho de quero mais.
Sua trajetória no Vasco teve seu ponto mais alto justamente na vitória contra o time carvoeiro. O camisa 97 foi titular apenas uma vez desde que chegou ao clube em agosto. Com o atual treinador, Jorginho, foram três partidas, todas no banco de reservas, e o jogo contra o Criciúma foi a partida da qual Fábio ficou mais tempo em campo. Além disso, ele ficou fora de três jogos: Londrina, Novorizontino e Sport.
No entanto, a falta de chances não abalou o atleta de 25 anos, que acabou buscando em um companheiro de time a força necessária para acreditar: Alex Teixeira, que deu conselhos para o ex-Atlético-MG superar a má fase. Teixeira, que também chegou ao clube em agosto, passou pela mesma situação de Gomes: foi reserva em algumas ocasiões até também ganhar uma chance contra o Tigre. Os dois se conversam todos os dias e graças à experiência do camisa 7, o camisa 97 ficou mais calmo diante da pressão constante. Além disso, Gomes passou a treinar mais finalização e cabeceio (ele tem 1,92m) e tanto es forço foi recompensando.
E a paciência até se refletiu na comemoração. Após o gol, Fábio simplesmente sentou no gramado e meditou, gesto que é marca registrada do norueguês Erling Haaland, um dos melhores em sua posição na atualidade. O Cometa tem 22 anos, mas é ídolo do centroavante cruzmaltino. No entanto, esta comemoração também teve outro significado. O centroavante está incomodado com a falta de sequência e assim, ele quis se mostrar tranquilo e focado nos objetivos do Cruzmaltino.
Apesar da tranqulidade, o futuro de Fábio Gomes ainda é uma incógnita. O empréstimo junto ao Atlético-MG vai até 30 de novembro e é certo que ele retorne. Mas o gol contra o Ciricúma deu ao atleta, mais confiança para ter um espaço nas duas últimas rodadas e assim, ganhar a confiança do técnico Jorginho, que foi só elogios.
“Ele fez com que o Vasco desse grande passo para o nosso acesso. Artilheiro é feito disso, é feito de gol, de presença na área. Jogador grande, a gente sabia disso. A gente tomou decisão importante de levá-lo, mesmo em alguns momentos ele não indo tão bem. Ele havia tido duas oportunidades comigo, essa foi a terceira oportunidade e ele fez o que o atacante precisa fazer. Cara importante, cara de área”, disse o técnico cruzmaltino.
Fábio Gomes, que era a terceira opção, passou a ser o reserva imediato com a suspensão de Raniel e a ascensção do garoto Eguinaldo, que por sua vez, tem três gols marcados e foi titular em quase metade dos 17 jogos que atuou.
O Vasco pode conseguir o acesso nesta quinta de três maneiras: vencendo o Sampaio Corrêa, não depende de ninguém. Empatando com a Bolívia Querida, terá que depender de um empate entre Ituano e Londrina, na sexta. E até perdendo para o Tubarão o Cruzmaltino sobe, caso haja empate nos jogos Ituano x Londrina e Sport x Operário.
Por: Luiz Nascimento