Nenê está muito próximo de encerrar sua carreira com a camisa do Vasco. Muito se debate se ele é ídolo ou não, mas sem dúvidas é um craque e marcou seu nome na história do Vasco.
O Vasco teve o privilégio de contar com o Nenê como um ponto de qualidade técnica para guiar equipes limitadíssimas em lutas que pareciam impossíveis.
História de Nenê pelo Vasco
Chegou em 2015, em um time com 99% de chances de ser rebaixado, amargando a lanterna do Brasileirão. Virou a chave do time sendo fundamental na eliminação improvável classificação em cima do rival na Copa do Brasil, embalando um time que resistiu até a última rodada lutando bravamente e caiu com ares de injustiça.
+ Sem moleza! Vasco dá ótima resposta ao Mercado
Mesmo com o rebaixamento, Nenê foi eleito Craque da Galera na Série A. Outros grandes jogadores nessas circunstâncias abandonaram o barco, Nenê com proposta de todos os times da Série A, decidiu ficar e ajudar o Vasco a voltar à elite.
Logo em seguida o Vasco manteve o embalo e conquistou a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca de forma invicta, sendo craque da competição e eliminando o Flamengo no histórico jogo da bandeira em Manaus, assim como dando sequência a boa campanha com Jorginho em 34 jogos de invencibilidade que foram essenciais para o acesso do Vasco de volta à série A. Nenê foi o craque do time mais uma vez, fazendo Hat-trick, sendo maestro do time e sendo até cogitando na seleção brasileira.
Em 2017, de volta à elite, o Vasco conquistou a Taça Rio no começo do ano, mas teve um começo irregular na Série A. Atritos entre Nenê e o então treinador causaram o afastamento do jogador. Porém, voltou ao time nos braços da torcida após entrar no jogo contra o Fluminense e fazer o gol da virada, assim como liderar a virada de chave na campanha que surpreendentemente levou o clube de volta à Libertadores, sendo decisivo para essa classificação seu gol de falta contra o Santos que consagrou a virada na Vila Belmiro.
+ Péssima notícia! Joia do Vasco sofre lesão grave e deve ficar de fora da temporada
Nenê pegou um time praticamente rebaixado e liderou de volta a Libertadores, sai com sensação de dever cumprido.
Porém, os anos sem Nenê para o Vasco foram anos de ausência de um verdadeiro camisa 10, e a ausência de um jogador decisivo como ele conseguiu ser.
Após seguir se destacando em outros clubes por jogar bem além da idade comum, Nenê decide abrir mão de um alto salário na elite do futebol para voltar ao clube no qual ele se tornou torcedor, no pior momento de sua história, momento pior até do que em 2015.
O Vasco estava em vias de amargar sua primeira permanência na série B na história, Nenê chegou no time e virou a chave mais uma vez, engatou uma sequência de vitórias que fizeram o vascaíno sonhar.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News
Porém, com mais uma frustração. O Vasco tropeçou e perdeu de forma humilhante as chances de acesso. Terminou no meio de tabela a poucos pontos do Z4 para a série C, e esses poucos pontos foram graças aos gols e assistências de Nenê que impediram o Vasco de cair em um caminho sem volta.
Aos prantos após a goleada no clássico, Nenê prometeu que ficaria no Vasco até o clube subir novamente. Virou meme por toda internet que acreditava que o Vasco nunca mais voltaria.
Em 2022 o Vasco se mudou, mantendo Nenê no auge de seus 40 anos como principal liderança do time, tendo jogadores para correr por ele. Conseguiu mesmo com a idade avançada estar na seleção do campeonato Carioca, ser o principal garçom e vice-artilheiro da temporada no Vasco. Mais uma vez sendo decisivo, incluindo no pênalti na última rodada contra o Ituano que sacramentou o acesso, cumprindo sua promessa.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News
Nenê então, após cravar seu nome mais uma vez na história do Vasco, parte para sua última renovação. Joga em 2023 buscando finalizar seus recordes. Faz seu gol mais bonito com a camisa do Vasco pela Copa do Brasil, se torna o jogador mais velho a marcar um gol pelo Vasco da Gama, está entre os 16 jogadores que conseguiram marcar um Gol olímpico com a camisa do Vasco, o 2° maior artilheiro do Vasco da Gama no Século XXI, o 29° maior artilheiro da história do Vasco da Gama e completa até o momento 203 jogos, 63 gols e 50 assistências.
Em anos de ausência de grandes jogadores, títulos ou até competitividade, Nenê nivelou o Vasco em grandes confrontos e trouxe as poucas alegrias que a torcida teve. No final da pior era da história do Vasco, Nenê sairá mais uma vez com dever cumprido, dessa vez com o Vasco realmente superando todos os problemas políticos e construindo uma nova história, sendo Nenê um dos fundadores dessa nova história.
Por Lucas Batista