O Vasco faz uma boa campanha como mandante na Série B: em 17 jogos na competição, o Cruzmaltino está invicto, são 11 vitórias e 6 empates e um aproveitamento de 76,5%, das 17 partidas, duas foram no Maracanã, sendo uma vitória por 1 a 0 contra o Cruzeiro e um empate em 0 a 0 com o Sport, ambas no primeiro turno da competição.
O ‘fator casa’ pode ser crucial para definir o acesso, uma vez que nas últimas três rodadas, duas partidas serão em São Januário. É o melhor desempenho do Gigante como mandante na era dos pontos corridos, que teve início em 2003, incluindo a Série A e B.
Com três rodadas do fim, o Cruzmaltino está na quarta colocação com 56 pontos e de acordo com o matemático Tristão Garcia, tem 86% de chances de conquistar o acesso.
No sábado (22) e na próxima quinta-feira (27), o Vasco recebe o Criciúma e Sampaio Corrêa – adversários diretos – e duas vitórias podem fazer o Vasco subir matematicamente na penúltima rodada.
Assim, o Gigante pode garantir o acesso em casa, com o apoio da torcida, vencendo seus dois próximos confrontos em São Januário e chegando a 62 pontos – pontuação que assegura, com sobras, uma posição no G-4. Na última rodada, o Vasco enfrenta o Ituano, em Itu.