Desde que chegou ao Vasco da Gama, Ramón Diaz vem testando diversas formações diferentes. O treinador se classificou assim na Copa do Brasil e busca rodar ainda mais o elenco na última rodada da Taça Guanabara.
Uma delas é natural. João Victor tende a voltar à zaga do Vasco. O zagueiro, que começou no banco diante do Marcílio Dias, fez falta em campo. Até porque ele é um dos pilares da formação preferida do técnico em 2024, a com três zagueiros. Na última terça, Ramón optou por Rojas ao lado de Medel e Léo. JV entrou no segundo tempo, mas na lateral direita. E foi bem.
Com três zagueiros, sistema habitual utilizado no Vasco nesse ano, ele volta para a zaga. E o perfil dos zagueiros contribui para isso. João Victor, Medel e Léo têm qualidade no passe e na saída de bola. Seja na esquerda, com Léo e Piton, na direita, com JV e Paulo Henrique, ou no meio, com Medel perto dos volantes, o Vasco ganha força na transição para o ataque. E João Victor se transforma em um grande pilar.
Números de João Victor:
- 7 jogos (4 como titular)
- 2 finalizações
- 269 passes (246 certos)
- 5 lançamentos
- 2 assistências para finalização
- 5 desarmes
- 7 faltas cometidas (1 pênalti)
- 3 faltas recebidas
- 3 cartões amarelos
O Vasco tem aprimorado a forma de jogar e o elenco tem assimilado bem o novo esquema, o que favorece a manutenção. Mas a comissão técnica deixa claro que é algo que poderá ser mudado a depender do adversário, como aconteceu na primeira fase da Copa do Brasil. Ramón e Emiliano alternaram o sistema três vezes no decorrer do jogo. O time começou jogando com três zagueiros, mas passou a uma linha de quatro na defesa, quando JV atuou na lateral.
– Nós nunca nos fechamos em um sistema, depende do momento, às vezes tem mais desfalques que em outros. Futebol brasileiro é muito longo, tem muitos jogos, mas as coisas seguem acontecendo bem. O time se sente cômodo com esse sistema. Estamos contentes, até que siga funcionando vamos continuar assim – declarou Emiliano Díaz após a vitória sobre o Botafogo.
+ Ingressos para Vasco x Portuguesa estão esgotados
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News