Como um todo, a partida do Vasco da Gama contra o Atlético Goianiense não foi nada boa. Apesar da vitória que garantiu a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil, o Gigante da Colina sofreu para sair vitorioso contra um adversário teoricamente mais fraco, que vem em péssima temporada. Mas existem atuações individuais importantes de se destacar no time, dentre elas, a de Juan Sforza.
O volante argentino foi a grande surpresa na escalação de Rafael Paiva, entrando na vaga de David, que não vinha tão bem nos últimos jogos do Vasco. Sforza foi utilizado “de 5”, em uma função de cabeça de área, e foi parte muito importante do jogo do Vasco, sendo considerado pelos torcedores como um dos melhores que estiveram no gramado.
+ Técnico do Vasco praticamente implora por reforços e não recebe
Para a partida desta terça-feira em São Januário, Rafael Paiva optou por uma mudança no esquema em relação ao que ele mais utilizou no Vasco — o 4-2-3-1 saiu de cena para a entrada de um 4-3-2-1. Sforza atuou em uma linha de três volantes sendo o mais recuado entre Hugo Moura e Cocão. A mudança, segundo o treinador, se devia à estratégia de ter mais posse de bola, e o volante argentino seguiu as ordens. Paiva disse:
– Ele fez um bom jogo. É um jogador que dita muito bem o ritmo do jogo. Não é um volante tanto de força física, de primeira bola, mas é um cara que controla muito bem o jogo.
Volante do Vasco falou na zona mista
Na zona mista após a partida, o volante do Vasco falou sobre sua partida e qual era o objetivo de Rafael Paiva ao efetuar a sua entrada na equipe titular. Segundo ele, a formação do meio de campo do Vasco tinha objetivo de manter a bola com o time e aproveitar a profundidade dos laterais Paulo Henrique e Lucas Piton, muito ofensivos.
– A ideia no jogo de hoje era manter mais a bola com a gente e poder jogar mais com a bola no pé, termos mais rotação, girar a bola, como nós três podemos fazer todas as funções, isso nos dava mobilidade, o objetivo era manter a bola dar profundidade com os laterais e, então, atacar.
Sforza também falou que acredita que a vitória é importante também para a sequência no Brasileirão. O volante já mira a partida contra o Fluminense, que será disputada no sábado, às 21h30, no Nilton Santos. Vale lembrar, o Vasco busca voltar a vencer no Campeonato Brasileiro depois de 3 partidas sem vitória, sendo uma delas em São Januário:
– Eu acho que é muito importante, acho que fica mais fácil resolver algumas coisas dentro de campo vencendo, hoje pudemos ganhar, passamos para as quartas de final. É muito importante para seguirmos crescendo como grupo e para continuarmos na Copa que é muito valiosa. São muitos jogos e é difícil chegar 100% em todos. Creio que o mais importante é estar com a cabeça fria, fazer toda a recuperação possível, treinar e depois nos adaptarmos a todas as situações, chuva, sintético e etc… Temos que jogar em todos os campos e fazer o que treinamos durante a semana.
Mesmo sendo contratado por valores milionários, Sforza ainda não se firmou com a camisa do Gigante da Colina. Sua habilidade é nítida, mas o meio-campista ainda precisa se adaptar ao futebol brasileiro. São 25 jogos pelo clube e 11 como titular. Ele começou a partida contra o Bragantino e atuou os 90 minutos, assim como contra o Atlético-GO nesta terça-feira.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News