A vocação do gol. O nosso eterno Garoto Dinamite. Hoje, dia 13 de abril de 2023, Roberto Dinamite completaria 69 anos. Maior ídolo do Vasco, Roberto veio a falecer no dia 8 de janeiro de 2023, em decorrência de complicações por um câncer no intestino, que vinha batalhando contra desde janeiro de 2022.
Inesquecível, Roberto marcou época com a camisa do Vasco da Gama. Surgiu no início da década de 70, e explodiu como Dinamite, apelido que o Jornal dos Sports lhe deu. Já em 1974, Roberto conseguiu sua grande conquista com a camisa do Vasco, o Campeonato Brasileiro, ganhando do Santos de Pelé na semifinal e do Cruzeiro de Dirceu Lopes na final. Com 20 anos, Roberto foi o artilheiro do campeonato com 16 gols. Essa artilharia marcaria o início de uma relação íntima com o Brasileirão, competição que Roberto viria ser o maior goleador da história, com 190 gols.
Não parou por aí. Roberto virou o maior artilheiro do Vasco da Gama, de São Januário e de todos os clássicos do Vasco no Rio de Janeiro. Em jogos oficiais, Dinamite marcou 512 gols com a camisa cruzmaltina. O homem gol vascaíno se aposentou na década de 90 e virou presidente do clube em 200, com seu mandato ficando marcado pelo último título de relevância nacional do clube, a Copa do Brasil de 2011.
Roberto se foi, mas Dinamite ficou. E todo seu legado é lembrado até hoje, seja com sua monumental estátua em São Januário ou com o grito de “Ah, é Dinamite!” puxado pela torcida no minuto 10 de cada jogo. No coração de todo vascaíno, Roberto sempre estará presente.
+ Camisa 10 dos sonhos? James Rodríguez vai ficar livre no mercado
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News