A reta final da Série B de 2022 virou um drama para o torcedor vascaíno. Apenas 3 pontos à frente do Sport, 5° colocado, o Vasco da Gama se mantém dentro da zona de acesso para a 1° divisão com 52 pontos, porém, com confrontos importantes nas próximas semanas contra adversários diretos.
Nessa fase da competição, o torcedor vascaíno se pergunta: com quantos pontos o Vasco conseguirá o tão sonhado acesso? O matemático Tristão Garcia responde: “Pode acontecer de subir com 58, 59 pontos, mas não é seguro. Com 61 pontos, você não precisa depender do critério de desempate, 61 pontos é o garantido. É provável que se consiga com 60, mas o garantido é 61, porque o 5º colocado não vai fazer 61, pois se trata de muitas combinações, o que torna o fato extremamente improvável.”
O Vasco precisa de 9 pontos para alcançar o número citado por Tristão, ou seja, seria o mesmo que ganhar todos os últimos três jogos restantes da competição em São Januário. O matemático disse: “Se ganhar os três jogos em casa, ele sobe. Vai chegar na última rodada com 61 pontos e garantido”.
Entretanto, Tristão alerta que o melhor cenário para o Gigante seria entrar na última rodada com o acesso já garantido, visto que o jogo contra o Ituano, fora de casa, seria um risco: “Se tudo continuar nesta tendência, o Vasco tem a chance de 70% de conquistar o acesso, mas a possibilidade dele chegar na última rodada dentro do G4 é de 80%. Isso mostra que há uma dificuldade na última rodada. É bom resolver o mais rápido possível.”
Para finalizar, o matemático também apontou que a partida mais importante até o final do campeonato será justamente contra o 5° colocado, Sport, fora de casa: “O jogo mais importante que o Vasco vai fazer na Série B é exatamente esse contra o Sport. Será um divisor de águas. É um adversário direto, fora de casa. Se conseguir pontuar contra ele, o segura, se ganhar, o mata. A vitória fora de casa é o que faz a diferença, ainda mais nas condições da Série B, onde se ganha muito pouco como visitante.”
O Cruzmaltino joga neste sábado (08) o primeiro dos cinco jogos restantes do campeonato, contra o Novorizontino, em São Januário. Com ingressos esgotados, a expectativa da torcida é de uma boa vitória para abrir os caminhos ao tão sonhado acesso à 1° divisão.
Por estagiário Daniel Magalhães