Além de Vasco, matemático também vê Botafogo e Cruzeiro ameaçados
A Série B chegou na metade e os times já têm as metas para o fim da temporada definida – seja ser campeão, conquistar o acesso ou fugir da zona de rebaixamento. O matemático Tristão Garcia fez análise das situações das equipes e as chances matemáticas para cada definição, a começar com a garantia de uma vaga para Série A: o time que conseguir 64 pontos provavelmente vai conseguir subir para a primeira divisão:
-São cinco campeões de Série A nesta edição, ganhar a Série B interessa pouco. O que interessa mesmo é entrar na elite, ganhar o dinheiro e tentar ficar lá. O número mesmo é de 64 pontos para entrar no paraíso, porque tem mais dinheiro, mídia. Às vezes é muito mais comemorado a quarta posição do que o título. Do jeito que está equilibrado, o 64 garante o acesso em 2021.
Dentro desses números, segundo o matemático, o Vasco tem 16% de chance de conseguir o acesso e 3% de conquistar o título da Série B. Vale ressaltar que os critérios para análise consideram os adversários, aproveitamento dentro e fora de casa e a classificação.
+ Inscreva-se no canal do Papo na Colina e saiba tudo sobre o Vasco
No trio dos gigantes composto por Botafogo, Vasco e Cruzeiro, o Cruzmaltino está atrás do Alvinegro nas chances de subir, que por sua vez tem 22%. Já o time mineiro, está em uma situação mais crítica, com 1% para conseguir o acesso e 20% de chances de ser rebaixado.
A parte de cima da tabela está bem disputado, com pouco diferença de pontos entre o primeiro e o décimo primeiro colocado – posição atual do Gigante – com diferença de 11 ponto. Já do décimo segundo ao vigésimo colocado, a diferença é de 14 pontos – o último colocado com 12 e o 12° com 26, o que promete uma disputa acirrada na zona de rebaixamento. Para Tristão Garcia, o clube que chegar aos 45 pontos vai conseguir fugir do rebaixamento:
-Do Vasco para cima estão mais seguros. A Série B não tem um campeonato com comportamento tão previsível. O papel aceita tudo, tem que ver se isso representa a realidade. Tem times que pontuam muito e não tem o acesso, ou pontuam o que se espera para evitar o Z-4 e são rebaixados. Mas o número mágico para evitar o rebaixamento é dos 45 pontos.