Reforço do Vasco para a temporada, Gary Medel é o nono chileno a vestir a camisa do clube na história. O volante chega ao clube como uma esperança para resolver os problemas defensivos e ser uma espécie de “líder” para o elenco, devido sua experiência e vasta carreira no continente europeu.
Medel já recebeu o carinho da torcida vascaína, que se mostrou muito contente com sua contratação nas redes sociais. Isso contrasta com o que foi a passagem dos outros 8 jogadores do Chile que passaram no clube, que não deixaram saudade para o torcedor. Confira a lista abaixo:
Adam Vergara: A passagem de Vergara pelo Vasco foi curta, em 2005, com apenas oito jogos disputados. Ele deixou o clube após uma vitória, três empates e quatro derrotas, mas chegou a marcar um gol em uma partida contra o Goiás.
Frank Lobos: O jogador foi contratado pelo Vasco mas nem sequer estreou. Pelo contrário, anunciou o fim de sua carreira. O meia esteve envolvido em um escândalo de suborno e manipulação de resultados em seu pais. Acabou suspenso de qualquer atividade ligada ao futebol profissional por 10 anos.
Claudio Salinas: Foi apresentado ao lado de Lobos em 2006 e, assim como o compatriota, não estreou pelo Vasco. Sem poder ser inscrito no Campeonato Carioca porque o prazo já havia terminado, não agradou nos treinos e foi dispensado pouco tempo depois.
José Luis Villanueva: O jogador chegou ao Vasco com expectativa, sendo muito elogiado por Darío Conca, que foi seu ex-companheiro no Universidad Católica. Entretanto, o jogador não vingou em São Januário, jogando apenas 5 partidas e rescindindo seu contrato pouco tempo depois. Existe uma lenda sobre a contratação do jogador que afirma que o Vasco teria contratado o Villanueva errado por engano. O certo seria Carlos Villanueva, do Audax Italiano, que despontava na seleção de seu país e era cotado para ser contratado por diversos clubes europeus, como por exemplo o Real Madrid.
Maurício Pinilla: Pinilla foi a primeira grande contratação de Roberto Dinamite como presidente do Vasco, em 2008. Antes de chegar ao Rio de Janeiro, o chileno havia defendido clubes como Inter de Milão, Chievo, Celta de Vigo, Sporting e Racing-ESP. A passagem de Pinilla no clube foi interrompida após uma grave lesão no músculo adutor da coxa esquerda, que tirou o atacante do restante do Campeonato Brasileiro. A diretoria tentou a permanência do chileno para a Série B, já que o clube havia sido rebaixado em 2008, mas ele preferiu sair e voltar para o futebol europeu.
Felipe Seymour: Seymour chegou ao Vasco em 2015 após uma breve passagem pelo Cruzeiro. O jogador havia se destacado na Universidad de Chile, quando foi treinado por Jorge Sampaoli. Atuou em apenas uma partida, na derrota para o Atlético-MG.
Leonardo Gil: Leo Gil é o chileno que mais vezes entrou em campo pelo Vasco, com 23 jogos, sendo titular na campanha que rebaixou o clube para a Série B em 2020. O jogador não deixou saudades na torcida após voltar ao seu país natal e atuar no Colo-Colo.
Carlos Palacios: O atleta chegou ao Vasco da Gama após passagem apagada no Internacional, mas com a esperança de recuperar seu futebol. Palacios foi a primeira contratação da 777 Partners no Vasco, custando cerca de 10 milhões de reais aos cofres do clube. Entretanto, o jogador não conseguiu se adaptar ao Vasco e teve uma passagem ruim, com apenas 1 gol marcado.
+ Jogador se recupera e deve reforçar o Vasco contra o Athletico-PR
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News