Partidas do Campeonato Carioca vão poder ser realizadas na capital a partir da próxima semana; presença de público segue vetada
Por Fabio Ramos
“Ficam igualmente permitidas as competições e treinamentos de modalidades esportivas de alto rendimento, vedada em qualquer caso a presença de público”, disse, em comunicado, a prefeitura do Rio de Janeiro, que voltou a liberar jogos de futebol na cidade a partir do dia 9 de abril, sexta-feira da próxima semana. A decisão foi divulgada num decreto publicado hoje no Diário Oficial do município. Com isso, estádios como Maracanã, Nilton Santos, São Januário, Luso-Brasileiro, Conselheiro Galvão e Moça Bonita vão poder voltar a receber jogos.
Vale lembrar que a disputa de partidas da modalidade, no Rio, está proibida desde o dia 26 de março – cerca de uma semana. Por conta disso, para conseguir terminar o Campeonato Carioca dentro do prazo, a federação de futebol distribuiu as partidas pelos estádios das cidades do interior, como Elcyr Resende (Bacaxá), Laranjão (Nova Iguaçu), Raulino de Oliveira (Volta Redonda), Giulite Coutinho (Mesquita) e Los Larios (Xerém).
Com isso, o embate entre Vasco e Bangu – mesmo com o mando de campo sendo Cruzmaltino – continua mantido para o estádio Raulino de Oliveira. Afinal, o duelo será disputado amanhã, 03 de abril, às 21h, sendo válido pelo Carioca. Já o confronto contra o Tombense pela Copa do Brasil, também continua no Antônio de Almeida, já que o mando é da equipe mineira – e será disputado na próxima quarta-feira (07). Mesmo com São Januário liberado, o Gigante só voltaria para casa no mês de maio.
A decisão faz parte de um pacote de medidas da prefeitura do Rio de Janeiro com base nos números da pandemia da Covid-19. Outras mudanças, por exemplo, foram as liberações de bares e restaurantes.