O Vasco acertou a contratação de Gabriel Carabajal, meio campista que estava no Santos. O jogador chegará ao Vasco por empréstimo até o final do ano e irá ser mais uma opção para um setor considerado carente no clube, o meio de campo. No Santos, Carabajal chegou com expectativa devido seu ótimo desempenho na Argentina, pelo Argentinos Juniors, mas não correspondeu.
O Vasco aposta na qualidade do jogador e na sua volta por cima no futebol brasileiro. Carabajal chegou ao Santos com fama de ser um meio campista ofensivo, e muita das vezes foi escalado para jogar no lado esquerdo do campo, como diz o setorista do Santos no GE, Yago Rudá:
– Meio-campista de formação, Carabajal chegou ao Santos afirmando que tinha a preferência de atuar aberto pelo lado esquerdo. Nas vezes em que jogou, o argentino quase sempre atuou por aquela faixa de campo, mas não conseguiu protagonismo ofensivo por dividir o setor com o atacante Soteldo.
No Santos, Carabajal atuou por 12 jogos (9 como titular) e marcou apenas um gol, que inclusive foi contra o Flamengo, no Maracanã. Na Argentina, o jogador atuava como uma espécie de “terceiro homem do meio campo”, conhecido aqui no Brasil como “camisa 8”, posição que vem sendo ocupada por Andrey e Jair no atual esquema da equipe. Nehuen Arrigo, do portal “Pasión Paternal” elogiou muito o argentino e o definiu como “muito técnico”:
– Ele é um jogador muito técnico e que pega bem na bola. Procura sempre o contato com a bola, para ser o elo entre os meias e os atacantes. É um meio-campista com muitos gols, principalmente de longa distância ou bola parada. A posição que melhor lhe encaixa é a de um meia de ligação. Foi muito importante para o Argentinos Juniors, esteve perto de retornar nesta janela, mas o Santos não quis.
Carabajal chega com 31 anos de idade e preenche uma exigência da torcida do Vasco: a contratação de reforços mais experientes pro elenco. Apesar de não estar em grande fase no Santos, o jogador foi visto como uma “oportunidade de mercado” por Paulo Bracks, que decidiu investir 500 mil reais em seu empréstimo, mas que continua buscando um jogador de mais peso no mercado. Segundo Franco Figallo, jornalista argentino que acompanha o Argentinos Juniors, Carabajal foi uma grande perda para a equipe de La Paternal:
– Foi uma grande perda para o Argentinos na época. Eles não queriam vendê-lo, mas foi uma decisão dele sair. Ele tem boa finalização, fez muitos gols de longa distância. É um jogador que carrega muito bem a bola, com ótima leitura para passes infiltrados e que costuma se posicionar do meio para a esquerda. Gabriel Milito (treinador do Argentinos) também o usou em alguns jogos mais atrás, como um segundo camisa 5 (junto com outro meio-campista). Mas ele se destacou muito mais como um meia-ponta, e no final de sua passagem fez muitos gols assim.
A expectativa é que a adaptação de Carabajal ao Vasco seja mais tranquila, já que o esquema de Maurício Barbieri favorece seu estilo de jogo e pode lhe potencializar, fazendo com que volte com o ótimo futebol apresentado no Argentinos Juniors.
+ Andrey Santos, do Vasco, desbanca outras joias do país em gols
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News