A campanha VascoPix, ou VasPix, se preferir, animou muitos vascaínos a fazerem doações ao clube, ainda mais após o balanço divulgado pelo mesmo, evidenciando uma dívida superior à 830 milhões de reais.
Mas nem tal valor assustador espantou a empolgação dos torcedores, que fizeram milhares de doações bancárias. A campanha foi um sinal claro, de que o torcedor, mais uma vez, não abandonaria o clube, assim como nos vários momentos também em que os torcedores se mobilizaram para ajudar os funcionários do Colégio Vasco da Gama nas situações mais críticas de salários atrasados.
Essa contudo está longe de ser a primeira vez que os vascaínos se movimentam em prol da instituição. Como recorda a reportagem do UOL. Já está na história do clube momentos inéditos e inesquecíveis, seja mais recentes, tais como a associação em massa realizada em plena pandemia, ou a construção do CT, que adivinha? Foi feita com doações da própria torcida, além de parceiros.
O CT ainda nos recorda outro fato que todo vascaíno conhece, e que todo torcedor do futebol brasileiro já ouviu pelo menos falar: A construção de São Januário.
O histórico estádio feito com a mão na massa da torcida, muito além de “simples” doações, entrou na história do futebol, e só reforça no passado, o que o presente repete, e o futuro irá exaltar ainda mais, a paixão do vascaíno pelo seu clube.