Treinador foi demitido após oito jogos a frente do Cruzmaltino
Conhecido pelo seu trabalho na Base do Flamengo onde ficou entre 2016 e 2021, Maurício Souza, foi campeão, dentre outros torneios, da Copa São Paulo de Futebol Júnior e em 2021, chegou a ser interino dos profissionais, o técnico começou treinando as categorias de base do Botafogo em 2012, ficando até 2015. Antes do Vasco, seu último clube tinha sido o Athlético-PR, em que atuou como auxiliar técnico.
Com uma rápida passagem no Gigante da Colina, pouco mais de um mês, Maurício Souza falou a ESPN sobre o trabalho no Cruzmaltino e lamentou o pouco tempo de trabalho em São Januário. Além disso, cravou que conseguiria o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro caso tivesse permanecido na equipe carioca.
“Eu estava em casa e soube do interesse do Vasco. Naquele momento estavam fazendo um levantamento interno com o setor de mercado e análise sobre treinadores. Eles queiram uma maneira diferente de jogar do que estava acontecendo, mas não queriam mudança na estrutura. Para isso acontecer, o nome que caberia melhor era o meu. Aceitei porque é uma oportunidade ímpar na carreira, meu primeiro trabalho à frente de uma equipe profissional”
“O início foi bem difícil por causa da rejeição por vir do Flamengo e por ser um primeiro trabalho. Encarei de peito aberto e não me arrependo de nada do que fiz. Vi um time que tinha começado a ter uma identidade do que o Vasco queria, mas passava por algumas situações de mudança de mentalidade dentro da equipe. Mas isso estava muito relacionado ao momento do clube, que passa por muita pressão pelo acesso. Não tem como ser diferente porque o lugar do Vasco é na primeira divisão”.
No Vasco o treinador obteve um histórico de oito jogos, com três vitórias, três derrotas e dois empates.
“O Vasco teve um começo de ano muito regular de muitos empates, algumas vitórias e estava no G-4. Qualquer mudança trazia uma desconfiança e não consegui colocar tudo o que tinha de ideia. Fui tentando em doses homeopáticas, mas não tenho dúvidas que o sucesso do Vasco passa por algumas mudanças”.
Maurício Souza deixou o Vasco depois da derrota para o, na época, então lanterna do campeonato, o Vila Nova, por 1 a 0. A equipe que estava consideravelmente consolidado na parte de cima da tabela, sem pensar em muitos sufocos, atualmente, está na quarta colocação e ameaçado pelo Londrina.
“Me entreguei de corpo e alma. Sinto muito por ter sido pouco tempo. Via a equipe evoluindo e entrando nos trilhos, mas com apenas 8 jogos, sendo 5 deles fora de casa, acabei sendo demitido. Não tenho a menor dúvida que teríamos conseguido o acesso, mas só trago momentos bons dentro do clube”.
“Agora aguardo uma oportunidade e não estou me fechando para o mercado. Quero um projeto legal que possa colocar em prática o que sei e sou capaz. Não me fecho para ser treinador, auxiliar ou trabalhar na base”.
Por Jhulia Dutton