Para a temporada de 2023, o Vasco ganhou uma nova opção que já estava dentro do clube. Figueiredo, de 21 anos, já mostrou ser polivalente e vem treinando como volante desde a chegada o treinador Mauricio Barbieri.
Tendo se destacado como centroavante nas categorias de base vascaína, Figueiredo subiu ao profissional e atuou mais como ponta. No final da Série B de 2022, chegou a jogar como lateral-direito em alguns momentos. Agora, na posição de volante, também tem se destacado e está sendo elogiado por companheiros de clube:
+ Licenciamento do Vasco arrecada valor milionário; confira
– Ele está se saindo muito bem. É polivalente, o famoso coringa. Realmente é uma posição que tem que correr bastante. Alguns movimentos que a gente vai dando toques para ele, cara muito inteligente, tem visão boa do campo, tem qualidade técnica, tem força, tem tudo para dar certo também nessa posição. Está ajudando a gente – revelou o meia-atacante Nenê em entrevista nesta segunda, no hotel do Vasco em Orlando.
No jogo desta terça-feira (17), contra o River Plate, o torcedor vascaíno terá a primeira oportunidade de assistir o jovem nessa posição. Ele também falou de como está sendo sua adaptação.
– Estou me sentindo bastante confortável. É uma função nova, tem muitas coisas ainda para evoluir, mas acredito eu que estou conseguindo agregar bastante ali para o grupo. E acredito que vai dar muito certo neste ano – disse Figueiredo.
Nenê, que é muito importante no elenco do Vasco por ter um bom relacionamento com todos, especialmente os mais jovens, também tem sido fundamental para a adaptação dos novatos, os ajudando a compreender o estilo de jogo de Barbieri.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.
– Sou muito tranquilo, brincalhão. Para deixá-los à vontade você tem que começar a brincar, a gente fala, brinca. Nesses dias aqui nos Estados Unidos estamos jogando baralhinho, se enturmando. Lucas Piton, Pedro Raul, Léo eu já conhecia também. Todos que chegam, a gente deixa bem claro que o ambiente é sensacional. Não tem nenhum tipo de vaidade, o grupo está junto, queremos todos se sentindo bem. Assim, o mais rápido possível vai ajudar mais o time. Eu tento deixar à vontade, falo com todo mundo que a casa é deles – contou Nenê.
Com treinos intensos e a proposta de pressionar o adversário e tomar as rédeas do jogo, Barbieri tem agradado dentro do Vasco. Os jogos contra River Plate e Inter Miami serão as primeiras chances de mostrar o trabalho que foi executado durante a pré-temporada. Nenê destacou que o mais importante será o comportamento da equipe nos jogos.
– Eu acho que o resultado não é o mais importante. O mais importante é a gente dar continuidade ao trabalho do Maurício, a gente está se conhecendo. Tivemos treinos muito bons, ele está mostrando a maneira como ele gosta de jogar – disse o meia.
– Todos estão tentando se encaixar o mais rápido possível nessa maneira, nesse estilo de jogo, que é bastante ofensivo, com bastante intensidade. E o primordial é a gente se entrosar cada vez mais. Claro que com resultado positivo será muito melhor, mas o foco principal é nossa preparação para todo mundo estar muito melhor na volta para o Brasil – acrescentou.
O jogo contra o River Plate será às 21h30 (de Brasília) desta terça, no Exploria Stadium, em Orlando. O provável time para esse jogo é: Alexander, Pumita, Miranda, Léo, Piton, Zé Gabriel, Figueiredo, Nenê, Gabriel Pec, Orellano e Pedro Raul.
Por: João Gabriel Reis