Se os reforços apresentados pela diretoria até agora não chegam a empolgar, a torcida do Vasco tem na base motivos para esboçar sorrisos neste começo de ano. A equipe cruzmaltina fechou a primeira fase da Copa SP de Futebol Júnior com a melhor campanha entre os 128 participantes.
Além de vencer os três compromissos da etapa inicial da competição, o sub-20 do Gigante atingiu números expressivos, sobretudo na parte ofensiva: foram 19 gols até aqui, o que dá uma media superior a 6 gols por partida. A equipe ainda ostenta a marca de maior goleada da edição – 12 a 0 sobre o Rio Claro, na segunda rodada – e conta com o artilheiro deste começo de Copinha, Figueiredo, com 6 gols.
O time dirigido por Igor Guerra tem a característica de controlar os jogos. Nas três partidas iniciais, conseguiu manter uma média de 70% de posse de bola. Além disso, é eficiente quando chega próximo à meta adversária, precisando de pouco mais de 3 finalizações para chegar às redes.
Ainda que a primeira fase apresente adversários mais frágeis, a defesa cruzmaltina também merece elogios. Foram apenas dois gols sofridos até agora, fato que contribuiu para que a equipe tivesse o melhor saldo de gols da competição: 17.
Nesta quinta-feira, o Vasco volta a campo para encarar o Joinville, já pela segunda fase. Por ser um confronto eliminatório, qualquer desatenção pode significar o adeus à Copinha. Mas, a julgar o desempenho apresentado até aqui, a torcida vascaína tem razões de sobra para continuar esboçando sorrisos e renovando as esperanças de um futuro melhor.
Por: Luiz Thiago