A derrota do Vasco para o Mirassol na estreia do Brasileirão, na última quinta-feira (30), deixou sequelas que vão além da perda dos três pontos. O clima no vestiário esquentou devido às cobranças ríspidas de Fernando Diniz à beira do campo, especialmente contra o meia português Nuno Moreira. Segundo apuração da ESPN, o jogador ficou visivelmente incomodado com a atitude do treinador e a situação exige uma gestão de crise interna imediata.
Embora Diniz tenha tentado minimizar o episódio na coletiva, afirmando ser “mais amoroso do que imaginam“, a recepção do atleta não foi a mesma. Pessoas próximas a Nuno revelaram que ele não gostou da forma como foi exposto.
+ Mansur vê excesso na postura de Diniz no Vasco e levanta debate sobre assédio no futebol
“Nuno está cego”: A repercussão internacional do caso
O desconforto de Nuno Moreira foi agravado pela repercussão midiática. A “bronca” não virou notícia apenas no Brasil, mas estampou os principais jornais esportivos de Portugal. O meia recebeu diversas mensagens de conhecidos perguntando sobre o ocorrido.
Em contato com a reportagem da ESPN, uma pessoa do estafe do atleta utilizou uma expressão típica de Portugal para resumir o sentimento do jogador:
“O Nuno está cego”.
Na gíria lusitana, isso significa que a pessoa está com muita raiva ou extremamente chateada com a situação.


Técnico do Vasco busca pela paz
Para contornar o climão, a tendência é que Fernando Diniz chame Nuno Moreira para uma conversa particular visando “aparar as arestas”. O treinador tem experiência nesse tipo de gestão de conflito. O caso mais famoso envolve o volante Tchê Tchê, hoje no elenco do Vasco.
Na época de São Paulo, Tchê Tchê foi alvo de uma cobrança pesada (o famoso episódio do “Mascaradinho”), mas os dois se resolveram internamente. A prova de que o assunto foi superado é que eles voltaram a trabalhar juntos em São Januário. A diretoria espera que o mesmo desfecho ocorra com Nuno, para que o foco volte a ser o campo e a recuperação dos pontos perdidos após a virada sofrida para o Mirassol.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.





