Em reta final complicada, Vasco ainda depende somente de si para subir novamente à elite brasileira do futebol
Dentre os cenários mais prováveis para a partida contra o Ituano, a vitória fora de casa é a mais complicada de acontecer. Levando em consideração o péssimo aproveitamento fora de casa que o Vasco mantém há anos, o clube passará por um duelo dificílimo com um concorrente direto ao acesso, o Ituano.
Os resultados que definem o acesso para o Vasco sem depender dos demais resultados na rodada
Qualquer vitória sobre o Ituano, seja pelo simples placar de 1×0 ou qualquer outro placar. Em caso de uma goleada superior a 4×0 poderemos terminar em terceiro lugar a frente do Bahia, passando-o nos critérios de desempate mesmo em caso de vitória do clube baiano na última rodada.
Um empate também se torna suficiente para o acesso cruzmaltino, já que nenhum outro clube conseguirá chegar aos 60 pontos com apenas mais uma rodada a ser disputada.
Em contrapartida, uma simples vitória do Ituano por 1×0 seguida de empate ou vitória do Bahia, faz com que o Vasco dê adeus a Série A momentaneamente, pois ainda existe um fator externo crucial para a decisão do acesso.
O fator externo é justamente o julgamento referente a partida jogada contra o Sport na Ilha do Retiro. Segundo apurado, o Vasco possui grandes chances de receber os 2 pontos que restaram da partida após o empate. Em uma vitória judicial com definição de perca dos pontos para o Sport, o Vasco será definido como o vencedor da partida e terá mais 2 pontos acrescidos na pontuação final, atingindo assim os 61 pontos inalcançáveis em qualquer hipótese por um time fora do G4.
O Vasco também sobe mesmo com derrota para o Ituano em uma outra hipótese pouco provável, o Bahia sendo goleado por mais de 4 gols e o Vasco perdendo por apenas um gol de diferença.
Por Tales Martín