Dimitri Payet é indiscutivelmente o grande craque desse elenco do Vasco da Gama. O francês enquanto esteve em campo pelo Gigante da Colina demonstrou uma grande qualidade, digna de seus anos e anos no mais alto nível do futebol europeu. No ano passado foi essencial para o Vasco não cair, e nesse ano vinha apresentando um futebol ainda melhor, já que esteva mais forte fisicamente.
Mas Payet foi prejudicado em 2024 por conta das lesões. O início da temporada foi tranquilo, com sequência de jogos e bastante participações em gols. Mas desde que começou o Campeonato Brasileiro, o francês vem sofrendo muito com lesões. Foram ao todo 3 períodos em que o meio-campista teve que ficar afastado dos gramados para cuidar de sua parte física.
+ Escalação do Vasco contra o Fluminense
Mas agora, recuperado, Payet vem retomando cada vez mais o protagonismo e já voltou ao time titular do Vasco. Isso aconteceu justamente em grande hora, já que Philippe Coutinho se lesionou durante treinamentos nessa semana e ficará fora por cerca de 1 mês. Cabe a Dimitri Payet substituí-lo como cérebro da equipe neste período.
A maior sequência de Payet pelo Vasco é no início desta temporada, quando o meia francês engatou 11 jogos oficiais entre partidas do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil. Este número aumenta para 13, se for levado em consideração os dois jogos na pré-temporada. Payet vestiu a camisa do Vasco em sete clássicos. Ao todo, o meia saiu vitorioso em duas destas partidas. Nas outras empatou três e perdeu duas.
Neste sábado, no Nilton Santos, o craque novamente será titular do Vasco. A escalação deve ser quase a mesma do último jogo, mas com apenas uma mudança na escalação: com problemas de desgaste, Lucas Piton não será titular e nem relacionado para a partida foi. Victor Luís entra em seu lugar entre os titulares da equipe.
Maicon ganha moral no Vasco
A defesa do Vasco da Gama vem sendo um grande ponto de interrogação do time nas últimas partidas. Apesar da subida de rendimento após a chegada de Rafael Paiva, o Gigante da Colina continuou sofrendo com sua defesa. João Victor se lesionou e dois zagueiros contestados pela torcida, Maicon e Léo, viraram a dupla titular da zaga vascaína.
Mas a maré parece estar virando para Maicon. Ao contrário de seu companheiro de zaga, Léo, que vem falhando nas últimas partidas e recebendo críticas dos torcedores, as atuações recentes tem feito o zagueiro receber elogios internos. Além da segurança, que tem aumentado em campo, Maicon é visto como um dos lideres do grupo.
Num primeiro momento, o jogador era um nome completamente descartado para 2025 para renovação de contrato, mas esse não é mais o caso. Além do mais, o salário do jogador está dentro da realidade do Vasco. Atualmente Maicon ganha algo em torno de R$ 210 mil reais por mês. Mesmo ampliando o compromisso com o clube e recebendo aumento, o zagueiro continuaria dentro do orçamento.
Mesmo com a chegada de nomes como Philippe Coutinho, Souza e Alex Teixeira, o zagueiro segue prestigiado e respeitado pelo grupo. Maicon é um líder acima de tudo vocal, que orienta dentro de campo e sabe motivar fora dele, além de se dar muito bem com todos fora dos gramados.
Essa postura do jogador agrada o departamento de futebol, que entende ser importante ter jogadores firmes no grupo. Com isso, já existe uma corrente favorável a renovação de contrato. Inicialmente nenhum conversa está em andamento, mas o assunto pode evoluir nos próximos dias
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News